Visita ao Ceasa de São Paulo rende planejamentos para Nova Friburgo

Publicado em 13 março de 2018

WhatsApp Image 2018-03-13 at 08.36.12

Ceasa de São Paulo

No início do mês passado, em fevereiro, nos dias 6 e 7, saiu uma comitiva da cidade com destino a uma visita técnica ao Ceasa de Campinas, em São Paulo. O grupo era formado por técnicos e funcionários da Central de Abastecimento de Conquista, produtores e empresários do segmento de hortifrutigranjeiros e técnicos da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Nova Friburgo. A intenção foi conhecer as práticas feitas pelo município paulista para, assim, aprimorar os procedimentos no mercado do produtor da região serrana, mudando os atuais moldes de comercialização.

“Nós fomos para conhecer os programas que funcionam dentro do Ceasa, fomos conhecer também a questão da municipalização porque a de Campinas é municipalizada e é um assunto a ser estudado. E o Banco de Caixas, que é um projeto de lá que tira, ou diminui, a freqüência das caixas caras no mercado, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto, a aparência, higienização, controle de doenças, tudo isso está relacionado”, disse o secretário de Agricultura, Miguel Schuenck.

A intenção da visita foi conhecer as práticas feitas pelo município paulista para aprimorar os procedimentos da região serrana

Uma questão de grande interesse para ser implantada em Nova Friburgo é a padronização das caixas e embalagens, diminuindo o uso das caixas de madeira: “na caixa de plástico, padronizada com as normas, ela vai ter sempre a quantidade de quilos sem variáveis, sendo mais fácil a pesagem e a higienização também. Sem falar que a qualidade do produto final fica muito melhor, uma embalagem correta para cada produto”, disse o secretário.

O Ceasa de Nova Friburgo, localizada em Conquista, mobilizou para a cidade, de acordo com dados contabilizados de janeiro a dezembro do ano passado, um valor de R$ 40.187.764,90, e, em termos de quantidade de alimento a movimentação é de 35.131.527 Kg. O abastecimento não é feito apenas por produtores friburguenses, 18 municípios fazem parte da comercialização dentro do CEASA, e aproximadamente 400 compradores são cadastrados.

O funcionamento do Ceasa é às quartas-feiras, de 13h as 18h, e aos domingos, de 6h as 12h. Ressaltando que a Secretaria de Agricultura presta serviço de consultoria e assistência às quartas-feiras no próprio local, para os produtores.