Mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram distribuídas à comunidade de Olaria

Publicado em 9 março de 2018

O projeto Nova Friburgo Cidade Verde contemplou o bairro Olaria nesta sexta-feira, dia 9. As equipes da Prefeitura de Nova Friburgo e da Inter TV Serramar ofereceram à comunidade 1000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O projeto foi muito bem recebido pela comunidade olariense. Uma muda foi plantada simbolicamente no jardim da Praça Monsenhor Mielli, em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças, pelo subprefeito de Olaria, Cláudio Pereira; pelo gerente de apoio administrativo da subprefeitura, Matiel Gonçalves Custódio e por Jorge Alves, o conhecido Jorge Natureza, responsável pelo horto municipal, setor da Secretaria de Serviços Públicos.

Jorge julga que o projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura e a Inter TV, está no caminho certo, pois essas ações fortalecem o meio ambiente e a proposta do prefeito Renato Bravo de plantar 200 mil mudas no Município. Para Jorge, no quesito educação ambiental, o projeto também acerta porque as equipes estão conseguindo resgatar várias áreas degradadas. O evento, na Praça Monsenhor Mielli, em sua opinião, foi uma amostra do que pode ser feito junto com as pessoas no que se refere à necessidade de recuperar as espécies da Mata Atlântica em nosso meio. Jorge garante que o projeto foi bem aceito pelos moradores de Olaria, com preferência pelas mudas de quaresmeiras e ipê amarelo.

“De muita importância”. Assim o subprefeito Cláudio Pereira definiu a ação do projeto Nova Friburgo Cidade Verde em Olaria. Ele lembrou que é tão grande a destruição da natureza e que poder plantar árvores é uma satisfação, principalmente em Olaria, um bairro de grande população e que precisa de áreas verdes. Porém, Cláudio aproveitou para fazer um desabafo: “Não basta que os moradores de Olaria plantem árvores, é preciso também ter cuidados como não jogar lixo e entulho nas vias públicas e colaborar um pouco mais”. E pediu a todos mais empenho no plantio das mudas, conservando-as para que cresçam, não só em Olaria, bem como nos bairros Cônego e Cascatinha, onde ele também pretende promover o plantio das mudas.

Camila Cardoso, da equipe da Inter TV, comentou que a ação desta sexta-feira foi a segunda do projeto. A primeira ocorreu na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O objetivo é a distribuição de mudas para plantio pela cidade, não só para torná-la ainda mais bonita, como também renovar o ar para a população. Outras etapas do projeto estão previstas para o dia 14 próximo, no Colégio Dermeval Barbosa Moreira, também em Olaria; dia 29, na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino; dia 18 de abril, na creche Princesa Isabel, no Vale dos Pinheiros; em data a ser definida, na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar; dia 9 de maio, na Escola Municipal Dante Laginestra, em Riograndina; e no dia 16 de maio, o encerramento na Praça do Suspiro, por ocasião das comemorações pelos 200 anos de Nova Friburgo.

Algumas pessoas que levavam sua muda para casa deram suas opiniões sobre o projeto Nova Friburgo Cidade Verde. Maria do Carmo Lopes, moradora da Rua Gustavo Lira, disse que é uma maravilha conseguir uma muda. Já acostumada a lidar com plantas (disse que tem mais de 50 vasos), fez questão de pegar sua muda de árvore para plantar. Originária da região de Banquete, em Bom Jardim, ela disse que conserva o verde consigo.

Maria Cecília Faria Heckert também levou sua muda. Moradora da Rua Vicente Sobrinho julga projetos assim realmente necessários. “Menos desmatamentos e mais verde”, disse ela. Brás Heckert comentou que já havia conseguido uma muda na ação do projeto na Praça Dermeval Barbosa Moreira, mas fez questão de voltar, agora em Olaria, para obter outra muda. “Onde tem árvore, tem água”, lembrou.

texto: Eloir Perdigão
fotos: Daniel Marcus