Encontro prepara diretores escolares para início das aulas

Publicado em 5 fevereiro de 2018

O secretário de Educação, professor Renato Satyro, deu às boas-vindas diretores, dirigentes escolares e coordenadores da equipe do Núcleo Central da Secretaria

O ano letivo de 2018 começa na segunda-feira (05/02) para cerca de 18 mil alunos das escolas e creches municipais em Nova Friburgo. Pensando nisso, o secretário de Educação, professor Renato Satyro, reuniu diretores, dirigentes escolares e coordenadores da equipe do Núcleo Central da Secretaria para alinhar o trabalho que será realizado pelos próximos 200 dias letivos. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 02, no teatro do Nova Friburgo Country Clube.

A reunião começou com uma mensagem de motivação e de incentivo ao trabalho em equipe. Na sequência, Satyro falou sobre as várias medidas que já foram adotadas para o início das aulas, garantindo que todas as unidades estejam preparadas para receber os alunos, para a tranquilidade dos pais.

O secretário destacou que várias unidades escolares estão recebendo melhorias na estrutura. Onze delas passam por manutenção e outras nove obras estão em andamento, incluindo unidades novas e amplas reformas. Além disso, outras três novas unidades serão entregues neste primeiro semestre do ano. Com isso, será possível oferecer melhores condições de ensino e segurança, ampliando, também, o número de vagas oferecidas nas unidades. A escola Décio Monteiro Soares teve o ano letivo iniciado nesta segunda, assim como mais de uma centena de unidades. Menos de 10% das unidades tiveram alteração na data de início por conta de manutenção, obras e transporte.

Além dos assuntos voltados à infraestrutura, o planejamento pedagógico também foi destaque na reunião. De acordo com o secretário, o Núcleo Central passou por uma reorganização visando atender melhor aos gestores e, principalmente, focar no planejamento e realização de projetos pedagógicos.

Durante o encontro foram anunciadas algumas mudanças relevantes que entram em vigor a partir deste ano letivo, como a retenção de alunos a partir do 2º ano, decisão da Secretaria que convergiu com mudança determinada posteriormente pelo Ministério da Educação. Outras iniciativas pedagógicas serão ampliadas, como o objetivo alcançar 100% dos alunos lendo e escrevendo até o final do 1º ano fundamental e aprimorar constantemente o processo de Educação oferecido pelo Município.

Ao final do encontro, o pastor Renato foi convidado e falou sobre como todos os participantes podem trazer mais leveza à sua rotina e àqueles que nos cercam. O outro convidado, padre Lourenço, ressaltou o dom divino de educar. Por fim, todos juntos fizeram uma oração pedindo a benção de Deus para todos os funcionários da Educação, para as escolas, alunos e seus familiares.