100 dias do Bicentenário: Comitê dos 200 anos promove homenagem aos centenários

Publicado em 6 fevereiro de 2018
 
(http://twitter NULL.com/share)
Foto - Joao Luccas Oliveira (9)

Rozalia Vilaça esbanjou vivacidade e simpatia, faz questão de ler seu jornal diário, ‘sem óculos’

Pode até não parecer, mas Nova Friburgo, além completar em 2018 dois séculos de existência, também tem a grata satisfação em poder contar com boas histórias, algumas entidades e cidadãos centenários. Alguns com 100 anos, outros com pouco mais… e para marcar a contagem regressiva do bicentenário, faltando agora 100 dias para o 16 de maio, o Comitê dos 200 Anos de Nova Friburgo homenageou essas pessoas e instituições da cidade na noite desta terça-feira, 05, no Teatro Municipal, com a entrega simbólica do título de ‘Centenário Friburguense’.

Foram quase 30 homenageados entre pessoas e instituições que deixaram memória, fizeram, e fazem a história de Nova Friburgo, e que tanto contribuíram e contribuem para o nosso desenvolvimento.

Uma das homenageadas da noite foi a senhora Rozalia Vilaça, mais conhecida como Dona Detinha Vilaça, que completou seus 100 anos em setembro do ano passado. Além de esbanjar vivacidade e simpatia, faz questão de ler seu jornal diário, ‘sem óculos’, como afirmou a própria.

“Eu sou nascida e criada aqui. Admiro muito minha cidade. Estou muito alegre com a homenagem. Chegar aos 100 anos não foi fácil, o segredo é fazer ginástica, sorrir e não parar… e que venha uma grande festa, como deve ser”, relata, sorrindo, Dona Detinha.

A coordenadora do Comitê dos 200 anos, Cristina Bravo, ficou muito emocionada com o evento. Para ela, esse foi um momento único e que vai marcar o bicentenário da cidade.

“Nós estamos muito emocionados com essa iniciativa de homenagear os centenários friburguenses, as pessoas centenárias, as entidades e instituições que fazem parte da história de Nova Friburgo. É um momento único para todos nós nesse dia, faltando agora 100 dias para o esperado 16 de maio e hoje marcando essa data com uma homenagem tão significativa para a nossa cidade”, destaca Cristina.

O Comitê acredita que existam mais pessoas que possam ter completado ou estão por completar 100 anos e, por isso, a entrega para estes foi simbólica e, se aparecerem outros centenários também receberão o título. E os homenageados que não puderam comparecer também receberão posteriormente os certificados.

A proposta do Comitê Organizador é criar ainda uma agenda com ações que pontuem a contagem regressiva para os 90, 80, 70, 60 dias, até que chegue o grande dia.