Primeira Aprova Friburgo supera expectativas e aponta novas estratégias para 2018

Publicado em 11 Janeiro de 2018

.

A Secretaria de Educação de Nova Friburgo concluiu a análise da avaliação diagnóstica realizada no mês de novembro com todos os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. O objetivo da Aprova Friburgo foi identificar possíveis problemas no processo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino e traçar estratégias para favorecer o rendimento escolar dos alunos. O resultado ficou acima do esperado, mas o objetivo do secretário de Educação, professor Renato Satyro, é melhorar significativamente o resultado na próxima avaliação, que será realizada no final do segundo semestre deste ano.

A provinha foi elaborada pela própria equipe da secretaria e aplicada para 1.418 alunos de 88 escolas municipais. Os dados levantados a partir dessa avaliação apontam que 65% dos estudantes que fizeram o teste estavam alfabéticos ao concluírem o 1º ano. Os demais 35% ainda não alcançaram a base alfabética desejável para sua faixa etária.

Os indicadores apurados pela Aprova Friburgo ajudaram a definir algumas estratégias pedagógicas para aperfeiçoar o ensino nas escolas municipais a partir do próximo ano. Para isso, os professores do 1º e 2º anos terão uma formação diferenciada em 2018, sobretudo aqueles que atuam no processo de alfabetização do 1º ano.

A meta da Secretaria de Educação é que 100% dos alunos estejam alfabéticos ao final do 1º ano e, para isso, outras ações serão implantadas. Atualmente, as retenções acontecem a partir do 3º ano, mas conforme orientação do Ministério da Educação, elas serão a partir do 2º ano em 2018. Isso vai permitir que os alunos do 1º e 2º anos recebam uma atenção especial para melhorar seu rendimento.

Com o bom resultado da avaliação neste ano, a expectativa é repetir a Aprova Friburgo com as turmas do 1º ano no período letivo que se iniciará a partir de 05 de fevereiro. Assim, será possível acompanhar a evolução dos estudantes ao longo dessa etapa importante do processo de ensino.