Vencedores do 1º Concurso de Trovas são premiados pela Secretaria de Educação

Publicado em 7 dezembro de 2017

A Secretaria de Educação realizou a entrega da premiação aos estudantes vencedores do 1º Concurso de Trovas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 6, e lotou o auditório, contando com a presença de alunos, pais, professores e dirigentes escolares.

.

O concurso envolveu alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede. Ao todo, foram 161 trovas sobre Nova Friburgo. Destas, dez foram selecionadas por uma banca julgadora formada por membros da Coordenação de Ensino Fundamental da secretaria e da União Brasileira dos Trovadores – Seção Nova Friburgo.

WhatsApp Image 2017-12-06 at 17.16.59

.

Durante o evento, a presidente da UBT/NF e coordenadora da comissão, Elizabeth Souza Cruz, parabenizou a equipe da secretaria pela brilhante iniciativa e afirmou que as trovas produzidas foram surpreendentes e muito bem elaboradas. Elizabeth manifestou ainda o desejo de ampliar o trabalho com as trovas nas escolas municipais no próximo ano.

.

O ouvidor do município e membro do Movimento Trovadorístico local, Girlan Guilland, destacou a tradição das trovas na cidade e a importância de perpetuar essa cultura local, que é referência para todo o Brasil.

A coordenadora do Ensino Fundamental no município, Caroline Klein, salientou que esta solenidade de premiação foi o ápice de um trabalho que envolveu visitas às escolas, capacitação para professores e outras ações visando enriquecer o conteúdo dos alunos.

Em sua fala, a subsecretária pedagógica de Educação, Patrícia Azevedo, destacou o trabalho realizado pelas professoras, dirigentes e diretoras, além da equipe do núcleo central da secretaria para a concretização deste projeto, que objetivou resgatar a produção de trovas nas escolas e incentivar a formação de novos trovadores.

.

Ao final da solenidade, os alunos da Escola Municipal Santa Paula Frassinetti emocionaram a todos os presentes com uma apresentação de Natal em Libras (linguagem brasileira de sinais), já que a unidade trabalha com inclusão e possui muitos alunos especiais.

Todas as dez trovas finalistas desta primeira edição do concurso farão parte do livro produzido com as criações participantes dos Jogos Florais em 2018, ano especial do bicentenário de Nova Friburgo.

Participaram ainda do evento a historiadora e membro da Academia Friburguense de Letras, Janaína Botelho; o trovador e integrante da banca julgadora, João Batista Vasconcellos; o trovador Edmar Maia, que ofertou vários livros à Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação; e a equipe da Coordenação de Ensino Fundamental, que viabilizou o concurso.

Confira os vencedores:

Turma 3º ano – Escola Municipal Vale de Luz