Evento no Teatro Municipal comemora o Dia Nacional do Samba em Nova Friburgo

Publicado em 4 dezembro de 2017

No último domingo, dia 3, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura se enfeitou para comemorar o Dia Nacional do Samba, transcorrido na véspera. Uma apresentação do grupo Cultura de Samba, formado por ex-alunos da Escola de Música da Universidade Cândido Mendes (Ucam) e amigos, além de uma exposição fotográfica de Marcelo Faria, marcaram o evento, que foi prestigiado pelo secretário municipal de Cultura Marcos Marins.

Foto - João Luccas Oliveira (1) (2)

.

Os organizadores Marcelo da Graça e Margareth Farah (coordenadora da Escola de Música da Ucam) e o secretário Marcos Marins falaram sobre o evento. A iniciativa foi de Margareth, que se entrosou com Marcelo e Marcos para a realização do evento. Afinal, o Dia do Samba não poderia passar em branco em Nova Friburgo, um celeiro de sambistas e que tem um dos maiores carnavais do interior do Estado do Rio.

Marcelo lembra que o grupo Cultura de Samba tem seis anos e já se apresentou em Nova Friburgo e outras cidades da região, além da Lapa, no Rio de Janeiro. No ano passado o grupo fez um tributo às damas do samba e este ano ao saudoso compositor Cartola. E tem mais novidades por aí.

Para Margareth, o Dia do Samba é uma data muito importante, um ritmo cultuado em todo o país. “O samba não é do morro nem da cidade. O samba mora no nosso coração”, afirmou. E a Ucam se fez presente nessa comemoração porque seis integrantes do Cultura de Samba são ex-alunos da sua Escola de Música, que dá suporte ao grupo, como espaço para ensaios. Outros grupos musicais da cidade também são formados por ex-alunos da Escola de Música da Ucam.

Foto - João Luccas Oliveira (3) (1)

.

O apoio incondicional da Prefeitura de Nova Friburgo à comemoração do Dia do Samba foi comentado por Marcos Marins. Como secretário de Cultura, seu objetivo é transformar os espaços públicos da cidade em espaços culturais. E o Teatro Municipal está à disposição da comunidade. Tão logo foi procurado por Margareth Farah e Marcelo da Graça para comemorar o Dia Nacional do Samba, colocou o teatro à disposição da produção, que contou também com a exposição fotográfica de Marcelo Faria, mostrando ícones do samba em todo o Brasil.

“Que nós possamos comemorar os dias importantes do nosso país, como o Dia do Samba, e que possamos, cada dia mais, transformar nossos espaços públicos em espaços para facilitar o acesso dos cidadãos e o trabalho dos artistas e produtores culturais da nossa cidade”, observou Marcos. O secretário acrescentou que o Teatro Municipal estará sempre aberto a todas às manifestações culturais e a todos os artistas friburguenses.

Fotos: João Lucas Oliveira