Defesa Civil de Nova Friburgo amplia alerta por SMS para todas as operadoras

Publicado em 28 dezembro de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

O serviço de alerta de riscos de desastres naturais por SMS foi ampliado. O reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes, aumento do nível de rios e deslizamentos de terra, faz parte de uma ação viabilizada pela Defesa Civil Nacional, com o intuito de melhorar o alcance do sistema.

Com a novidade, celulares de todas as operadoras poderão ser cadastrados para receber mensagens gratuitamente. A iniciativa dará maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar ocorrências. A nova plataforma deverá fortalecer ainda mais a cultura de prevenção.

quem quiser se registrar mesmo antes de receber a mensagem pode adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199.

quem quiser se registrar mesmo antes de receber a mensagem pode adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199.

A medida beneficiará toda a população do estado. Em parceria com as operadoras de telefonia móvel, até o fim deste mês de dezembro, aproximadamente 25 milhões de celulares receberão um SMS (mensagem de texto) oferecendo o cadastramento gratuito. Para aceitar, basta responder à mensagem com o número do CEP de interesse.

Também será possível cadastrar mais de um endereço por celular, apenas separando os CEPs com um espaço. Mas quem quiser se registrar mesmo antes de receber a mensagem pode adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199. Em Nova Friburgo, o sistema que funciona desde 2013 será inserido à novidade.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, João Paulo Mori, apesar de gerida pelo estado, a nova plataforma será abastecida com as informações da Defesa Civil local. “As mensagens que serão enviadas à população serão elaboradas pela nossa Defesa Civil, já que temos informações diretas e mais rápidas sobre as condições climáticas do município”.

É muito importante que as pessoas façam a adesão ao serviço para que possam ser avisadas dos riscos iminentes de inundação, alagamento, temporal, escorregamento, além de receberem orientações de como proceder em situações adversas. “O novo formato facilitará muito a nossa comunicação com a população”, frisou Mori.