Concurso de trova premia alunos de escolas municipais

Publicado em 6 dezembro de 2017

A Secretaria de Educação entrega a premiação para os alunos vencedores do concurso de trovas realizado pela Coordenação de Ensino Fundamental entre as escolas da rede pública municipal. O anúncio dos vencedores e a premiação acontecem nesta quarta-feira (06), às 15h, no ​a​uditório do Centro Administrativo César Guinle – antigo prédio da Oi.

O concurso integra o projeto pedagógico Nossa Friburgo e envolveu todos os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. O conceito de trova e suas técnicas foram repassados pelos professores para introduzir este estilo literário no cotidiano dos alunos. As trovas criadas por eles foram produzidas entre os meses de outubro e novembro deste ano.

.

A banca julgadora incluiu membros da Coordenação de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e ​i​ntegrantes da União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo, sendo composta por Amanda Angra, Rozania Piran, João Batista Vasconcellos e Clenir Neves Ribeiro. A coordenadora de correção e julgamento da comissão foi a presidente da UBT/NF, Elizabeth Souza Cruz, que capacitou professores previamente para desenvolver a produção de trova nas escolas. A comissão concluiu a escolha dos melhores trabalhos na última semana. A premiação vai contemplar do 1º ao 10º lugar. Os alunos vencedores receberão troféus e livros, ​e os professores desses alunos também serão premiados com livros.

A trova foi declarada oficialmente, por lei, como patrimônio imaterial de Nova Friburgo. E a cidade, que é considerada como o berço da trova, abriga o concurso mais importante do país desta categoria de poema. Aprender sobre a trova é uma forma dos estudantes conhecerem e valorizarem um dos maiores expoentes da cultura municipal e esse ​é​ o objetivo da Secretaria de Educação.

Foto: comissão julgadora