Secretaria Municipal de Assistência Social efetiva a reintegração de morador em situação de rua

Publicado em 7 novembro de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

A Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo trabalha incansavelmente para colocar em prática todas as ações que visam a reintegração, orientação, auxílio, tudo em apoio à população em situação de rua e de sua melhor qualidade de vida.

IMG-20171106-WA0018Na manhã desta segunda-feira, 6, somada a outras iniciativas de sucesso, foi efetivada a reintegração de um senhor que vivia nas ruas do bairro Olaria, com a oportunidade de construção de um lar, fruto do trabalho desenvolvido pela secretaria, que interveio pelo benefício BPC – Benefício Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência – a fim de promover mais este feito.

O senhor vivia pelas ruas desde a tragédia de 2011, quando perdeu sua moradia, e à época não conseguiu se enquadrar em nenhum projeto social. Agora, além de uma casa e todo o mobiliário doado pela comunidade, a secretaria ainda oferecerá a ele o acompanhamento necessário – psicológico e junto à rede de saúde – com o objetivo de efetivar a reintegração plena.

“Tudo isso foi possível graças a aceitação deste senhor. Medidas como esta só acontecem quando o poder público tem abertura para chegar até a população em situação de rua. Enfim, contabilizamos mais um evento bem-sucedido”, destacou o secretário da pasta, Christiano Huguenin.

Huguenin lembrou ainda que, a secretaria vem fazendo um trabalho de mapeamento dos casos de pessoas em situação de rua visando cessar ou, pelo menos, diminuir significativamente o número. E acrescentou que, possivelmente no início de 2018, a secretaria implementará um novo serviço – o Programa de Abordagem Social.

O programa prevê rondas diárias durante 24 horas para identificar as pessoas em situação de rua e encaminhá-las a instituições, as suas próprias casas, cidades de origem e outros. Técnicos da secretaria ficarão à frente do trabalho que terá como intuito atuar com eficiência e disposição no enfrentamento da questão.