Secretaria de Cultura disponibiliza curso online de programação e lógica

Publicado em 14 novembro de 2017

Post FB_WhatsApp_01

Curso é oferecido gratuitamente com emissão de certificado

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, pediu a colaboração de todos os servidores e quem mais desejasse para participar da consulta de opinião sobre a biblioteca pública no Brasil. O intuito era ultrapassar a meta dos outros municípios participantes, especialmente por estarmos na caminhada rumo ao bicentenário da cidade.

A população foi convidada a participar de um levantamento nacional sobre o papel da biblioteca pública no desenvolvimento das comunidades. A consulta foi uma realização do programa Conecta Biblioteca, da qual a Biblioteca Pública Municipal faz parte. O levantamento permitiu uma análise sobre o perfil e a opinião de usuários e não usuários sobre a programação e a função, apoiando melhorias na gestão e no acervo desses espaços de cultura e informação.

A gerente de Sistematização e Avaliação da ONG Recode, Fernanda Pedrosa, observa que com os resultados da consulta é possível entender porque as pessoas frequentam a biblioteca, o que fazem ali e como avaliam os serviços oferecidos. A atração de novos usuários, sobretudo, jovens, está entre os objetivos do Conecta Biblioteca.
Em uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. A Biblioteca de Nova Friburgo está entre 92 bibliotecas de 24 estados e Distrito Federal participantes do programa. A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.
O programa contempla a doação de dez computadores novos, que, em breve, estarão à disposição dos usuários. Já a segunda fase da parceria se constitui de ofertar cursos gratuitos à população. Qualquer pessoa pode se inscrever e participar dos cursos online, gratuitamente, com certificado no tema “Jogos de Lógica e Introdução à Programação”. O foco está entre os jovens de 14 a 29 anos que interromperam os estudos e se encontram fora do mercado de trabalho.
O curso tem duração de 16 horas e pode ser feito de casa ou, ainda, da própria biblioteca, no horário normal de atendimento. As inscrições e o curso estão disponíveis somente até o dia 31 de dezembro. Conforme consta no link de divulgação, os alunos participantes serão posteriormente sorteados em premiações, assim como as bibliotecas. Todas as informações pertinentes podem ser obtidas no endereço http://recode.org.br/programarecode/#popup-vem-ser-aluno.