Projeto de combate às drogas é realizado em escola municipal do bairro São Geraldo

Publicado em 9 novembro de 2017

A Secretaria de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo visitou na segunda-feira, 6, a Escola Municipal Professora Nair de Araújo Rodrigues, localizada no bairro São Geraldo, a fim de promover a realização do projeto de prevenção e combate às drogas, baseado no livro “Tosco em Ação”, que trata do tema.

O encontro foi destinado a alunos do 4°ano, que puderam participar de contação de histórias e também de rodas de conversa guiadas pelos assuntos abordados no livro, tais como violência, drogas, bullying, relação com a família, com os amigos e a escola. No próximo dia 9, quinta-feira, será dada continuidade à ação.

Entre os objetivos, o desenvolvimento de valores éticos e morais nos jovens estudantes com a expectativa de pensarem suas atitudes com os colegas, família, escola e sociedade em geral; e a prevenção da violência social a partir de experiências significativas no ambiente escolar, favorecendo a cultura de paz.

Além desses, também são sugeridas a reflexão e a interação com o jovem de forma que haja uma identificação com a história; a mobilização da comunidade escolar no combate à violência em suas diferentes formas de manifestação; e dada a oportunidade de vivências reais fazendo com que o leitor consiga aplicá-la à própria vida.

Na oportunidade, uma equipe formada pelo secretário de Políticas sobre Drogas Daniel Lage, a pedagoga Diesca Cunha, o psicólogo Helger Barboza, o professor de história Paulo Sérgio Curio, e o coordenador Jeferson Corguinha esteve à frente da iniciativa, considerada de grande sucesso tanto pelos envolvidos nas atividades quanto pela comunidade escolar.