Nova Friburgo dá mais um passo na criação do Fórum Municipal de Educação

Publicado em 10 novembro de 2017

Representantes do Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, segmentos de Educação e sociedade civil se reuniram na noite da última quarta-feira, 8, no auditório da secretaria, para composição do Fórum Municipal de Educação, formado por entidades governamentais e não governamentais de defesa da Educação.

O Fórum terá três atribuições básicas: avaliar e monitorar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação, organizar as próximas conferências e fóruns de Educação no município e definir conselheiros municipais através de plenária ampliada. A realização do Fórum cumpre uma instrução do Ministério da Educação, Plano Municipal de Educação e Lei Municipal 4579/2017.

Na abertura da reunião, o secretário municipal de Educação, Renato Satyro, parabenizou a todos os envolvidos na criação do Fórum e ressaltou a importância desse instrumento democrático. “Essa reunião é muito importante. A gente precisa mesmo de uma discussão mais ampla para conhecer a realidade interna e externa da secretaria e da própria Educação”, destacou Satyro.

Durante o encontro foram apresentados os nomes que farão a composição do Fórum, cujo objetivo também é fortalecer a responsabilidade e o compromisso coletivo com a Educação, promovendo o debate participativo sobre o tema na cidade. O próximo passo para formalização da entidade será a aprovação da proposta de Regimento Interno elaborada à luz do Fórum Nacional.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maiara Inimá, “instituir o Fórum é uma conquista do município e da sociedade em geral. Ele vai possibilitar a permanência da fiscalização e o acesso à informação. Será um canal de aproximação entre a comunidade e o Conselho, da secretaria e de tudo o que envolve a Educação em Nova Friburgo”, comemorou a presidente.

A reunião contou ainda com a presença de Eduardo de Holanda Cavalcanti, que representou a comissão responsável pela criação da Lei Municipal de instituição do Fórum, e membros da sociedade local.