Nova Friburgo dá mais um passo na criação do Fórum Municipal de Educação

Publicado em 10 novembro de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

Representantes do Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, segmentos de Educação e sociedade civil se reuniram na noite da última quarta-feira, 8, no auditório da secretaria, para composição do Fórum Municipal de Educação, formado por entidades governamentais e não governamentais de defesa da Educação.

O Fórum terá três atribuições básicas: avaliar e monitorar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação, organizar as próximas conferências e fóruns de Educação no município e definir conselheiros municipais através de plenária ampliada. A realização do Fórum cumpre uma instrução do Ministério da Educação, Plano Municipal de Educação e Lei Municipal 4579/2017.

Na abertura da reunião, o secretário municipal de Educação, Renato Satyro, parabenizou a todos os envolvidos na criação do Fórum e ressaltou a importância desse instrumento democrático. “Essa reunião é muito importante. A gente precisa mesmo de uma discussão mais ampla para conhecer a realidade interna e externa da secretaria e da própria Educação”, destacou Satyro.

Durante o encontro foram apresentados os nomes que farão a composição do Fórum, cujo objetivo também é fortalecer a responsabilidade e o compromisso coletivo com a Educação, promovendo o debate participativo sobre o tema na cidade. O próximo passo para formalização da entidade será a aprovação da proposta de Regimento Interno elaborada à luz do Fórum Nacional.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maiara Inimá, “instituir o Fórum é uma conquista do município e da sociedade em geral. Ele vai possibilitar a permanência da fiscalização e o acesso à informação. Será um canal de aproximação entre a comunidade e o Conselho, da secretaria e de tudo o que envolve a Educação em Nova Friburgo”, comemorou a presidente.

A reunião contou ainda com a presença de Eduardo de Holanda Cavalcanti, que representou a comissão responsável pela criação da Lei Municipal de instituição do Fórum, e membros da sociedade local.