Escola Municipal Vale de Luz apresenta projeto multidisciplinar em congresso de Medicina

Publicado em 8 novembro de 2017

A Escola Municipal do Vale de Luz irá apresentar relato de seu projeto de pesquisa no XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica. O evento acontece de 08 a 11 de novembro, em Recife – PE e é voltado para profissionais de Antroposofia, pesquisadores, estudantes e demais interessados.

O projeto intitulado “A Pedagogia Waldorf na Escola Pública – relato de ação multidisciplinar” será apresentado pela equipe multidisciplinar da unidade, formada por Darlan Schottz Ferreira, Atalia Abreu Canella, sob a coordenação do diretor Dioneson Guimarães. Os três representantes da escola farão apresentação oral sobre o trabalho desenvolvido no dia 11 de novembro.

O estudo desenvolvido visa oferecer, por meio de uma rede multidisciplinar de atendimentos e intervenções, as condições necessárias de assistência às demandas apresentadas por alguns alunos, que influenciam o processo de desenvolvimento de suas capacidades e habilidades.

Com intervenção de ordem médica, terapêutica e pedagógica, a iniciativa busca garantir condições de apreensão de conhecimentos, favorecendo a permanência, a aprendizagem significativa e a formação de hábitos e atitudes pautados na convivência humana em sociedade.

Além das intervenções com alunos com dificuldades pedagógicas, o projeto multidisciplinar tem como uma de suas ações prioritárias o desenvolvimento de projeto de pesquisa, tendo já sido apresentado em quatro congressos nas áreas de educação, psicologia e neurologia, visando compartilhar nos meios acadêmicos e científicos os resultados de suas ações envolvendo o poder público e a iniciativa privada.

A Escola Municipal do Vale de Luz, localizada em Conselheiro Paulino, é fundamentada na Pedagogia Waldorf e oferece educação em período integral para 116 alunos.

Sobre o evento:
XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica e VIII Simpósio de Terapias Antroposóficas têm conteúdo construído a muitas mãos, trazendo um entrelaçamento de saberes e práticas atualizadas que permitirão um enriquecimento dos que buscam, através da Antroposofia e suas diversas vertentes, aprimorar o tratamento do ser humano para que encontre as forças de cura no calor do coração e na plenitude de sua liberdade.