Curso do Sebrae capacita empreendedores sobre fornecimento a órgãos públicos

Publicado em 29 novembro de 2017

.

Durante toda esta quarta-feira, dia 29, está sendo realizado um curso do Programa Compra Mais, do Sebrae, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), como parte do Programa Cidades Empreendedoras. O objetivo principal é fazer com que principalmente as micro e pequenas empresas se tornem fornecedoras de órgãos públicos. O curso está sendo ministrado pelo consultor do Sebrae, Jorge Augusto Júnior. Na abertura, o prefeito Renato Bravo foi representado pelo subsecretário de Compras e Licitações, Danny Dias Pinto, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística.

O público-alvo são fornecedores, empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores, representantes comerciais e de entidades de classe, contadores, cooperados, associados e pessoas que tenham interesse em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual, distrital e municipal.

Danny falou na abertura do curso sobre os benefícios específicos para os fornecedores da Prefeitura de Nova Friburgo e o movimento do mercado local. Jorge Augusto, por sua vez, explicou como os empresários, principalmente os microempresários, podem fornecer aos órgãos públicos e participar das licitações. O consultor também abordou temas como o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, política pública de fortalecimento da economia nacional, do estado e do município; o papel da Prefeitura, que também é uma consumidora; crescimento das empresas e suas contribuições com o fisco.

.

Porém, para isso, o empresário, inclusive o microempreendedor individual (MEI), precisar estar formalizado, legalizado. Para atender a essas pessoas, a Prefeitura de Nova Friburgo já disponibiliza a Sala do Empreendedor, espaço de apoio institucional, a fim de facilitar o processo de regulamentação e inserção no mercado formal. E a Prefeitura, quando tiver necessidade de adquirir um bem ou serviço, possa fazer o convite a esses empresários estabelecidos no município.