Alunos da rede municipal de ensino participam de evento de encerramento do Proerd

Publicado em 29 novembro de 2017

_MG_0011

O programa é parceria entre a Polícia Militar, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o consulado americano no Brasil

Nos últimos dias 27 e 28, segunda e terça-feira, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura recebeu dezenas de alunos do 5º ano de escolas municipais para mais duas formaturas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O programa existe desde 1992, e é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o consulado americano no Brasil. Sua criação teve como objetivo atender aos anseios das escolas, no sentido de a polícia poder somar com a educação, através de uma pedagogia efetiva para alertar as crianças dos malefícios causados pelo envolvimento com as drogas.

Na segunda-feira, foram formados alunos das escolas municipais Messias de Moraes Teixeira, Miguel Raymundo de M. Bittencourt, Iza Saippa Ranucci e Patrícia Jonas Sant’Anna. Na terça, foi a vez dos alunos das escolas Bernardo Pacheco, Francisco Silveira, Hermínia Santos Silva, Nair de Araújo Rodrigues e Izabel Gomes Siqueira.

_MG_0031

Os alunos receberam certificados e tablets

Nas duas ocasiões, um aluno foi premiado com um tablet pela melhor redação com tema referente ao curso ministrado. Os trabalhos vencedores foram eleitos pela jornalista Rosa Martire. Os demais, através de representantes de cada escola, receberam certificados entregues pelos responsáveis do Proerd em Nova Friburgo, sargento Torres e cabo Verônica.

Ambos registraram sua alegria com mais uma formatura e agradeceram a todos os envolvidos, especialmente aos pais, alunos, equipe da Secretaria Municipal de Educação, enfatizando a importância de mostrar às crianças os caminhos de um futuro melhor longe das drogas.

_MG_0034

O evento ocorreu no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura

A subsecretária pedagógica, Patrícia Azevedo, da Secretaria Municipal de Educação, presente à ocasião, reiterou a importância do programa. “É um prazer participar deste momento em que encerra-se mais um ciclo de trabalho desenvolvido com afinco e muito empenho. Uma proposta que se destina a evitar que crianças e adolescentes façam o uso de drogas, despertando a consciência para o problema, é de grande relevância para o nosso trabalho”.