Aberta a Sipat na Prefeitura de Nova Friburgo

Publicado em 6 novembro de 2017

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da Prefeitura de Nova Friburgo foi aberta na manhã desta segunda-feira, dia 6, no Galpão do Trabalhador. Marcaram presença secretários e funcionários de várias secretarias e demais setores do governo municipal. O evento prossegue até a próxima sexta-feira, 10. Do ato de abertura participaram o secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Sérvio Lago, representando o prefeito Renato Bravo; a subsecretária de Recursos Humanos, Ana Paula Navega; e a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Márcia Gravino.

Animada com o público presente, Márcia falou que todos, principalmente os líderes, estavam imbuídos na prevenção de acidentes de trabalho. Ela citou que o prefeito Renato Bravo não pôde comparecer à abertura, mas dá total apoio à Sipat. Ana Paula, por sua vez, falou da realização do evento pela Cipa e o trabalho desenvolvido pela comissão, que envolvem toda a estrutura da Prefeitura de Nova Friburgo, objetivando a saúde de homens e mulheres que ali trabalham.

“A Sipat não deixa de ser uma obrigação, mas é uma grande oportunidade de aprendizado”, citou Sérvio Lago na abertura do evento. Em seu breve pronunciamento, Sérvio observou ainda que até o simples modo de sentar na cadeira e olhar para o computador é importante para o trabalhador.

O programa da Sipat da Prefeitura de Nova Friburgo foi aberto com a apresentação da equipe da Cipa por Márcia Gravino, que explicou a sua atuação. As primeiras palestras versam sobre “Direitos Trabalhistas, com Thiago Ferreira, e “Violência Doméstica”, com Rita Ramalho.
Na terça-feira, dia 7, pela manhã, haverá aulão de zumba com a professora Carol Vasconcellos e palestra com o tema “Combate a Incêndio”, com Adriana Sabino; e, à tarde, as palestras terão como tema “Motivação”, com Marciano da Silva Rego, e “Saúde da Mulher”, com o médico Leandro Ribeiro Silveira.

O programa de quarta-feira, dia 8 começa com dinâmica de grupo e segue com as palestras “Saúde do Homem”, com Adriana Sabino; “Educação de Jovens e Adultos”, com Marileia Vizzoni, e informações sobre drogas e álcool. Na quinta-feira, dia 9, os participantes das Sipat terão noções sobre “Controle de Tabagismo”, com Sandra Schuenck; “Saúde Mental”, com Adriana Sabino; e “Ergonomia”, com Cláudio Cirto, além de participarem de ginástica laboral.
A Sipat da Prefeitura de Nova Friburgo será encerrada na sexta-feira, dia 10, com ginástica laboral, palestra “DST/Aids”, com Adriana Sabino; e aulão de zumba com a professora Carol Barcellos.