Secretaria de Políticas sobre Drogas visita mais uma escola municipal para implementação do projeto de combate às drogas

Publicado em 3 outubro de 2017

A Secretaria de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo visitou na última segunda-feira, 2, a Escola Municipal Cecília Meireles, localizada no bairro Cascatinha, dando continuidade ao projeto de prevenção e combate às drogas, baseado no livro “Tosco em Ação”, que trata do tema.

O projeto consiste, basicamente, da realização de rodas de conversa guiadas pelos assuntos abordados no livro, tais como violência, drogas, bullying, relação com a família, com os amigos e a escola.

A partir daí, propõe-se que, individualmente, os alunos façam uma redação, poema, poesia ou desenho sobre o livro para uma exposição que será apresentada na ocasião em que o município celebrará o seu bicentenário, em 2018.

Dentre os principais objetivos do projeto estão desenvolver valores éticos e morais nos jovens estudantes na expectativa de pensarem suas atitudes com os colegas, família, escola e sociedade em geral; e prevenir a violência social a partir de experiências significativas no ambiente escolar favorecendo a cultura de paz.

Além desses, também são propostas a reflexão e a interação com o jovem de forma que haja uma identificação com a história; a mobilização da comunidade escolar no combate à violência em suas diferentes formas de manifestação; e dada a oportunidade de vivências reais fazendo com que o leitor consiga aplicá-la à própria vida.

A equipe que conduz o projeto também atua junto aos colaboradores da Secretaria de Serviços Públicos. O evento é munido de palestras que versam sobre prevenção ao uso de álcool e tabaco. A ação acontece quinzenalmente e conta ainda com atendimento psicológico.

A iniciativa ainda será implementada nas escolas municipais Alcides Francisco Brantes; Dante Magliano; Dermeval Barbosa Moreira; Flores de Nova Friburgo; Juscelino K. de Oliveira; Monsenhor José Antônio Teixeira; Odette Penna Muniz; Padre Rafael; Rei Alberto I; Rui Barbosa; Tiradentes; Cypriano Mendes da Veiga; Vevey La Jolie; Umbelina Breder de Queiroz; e Maximilian Falck.