Secretaria de Educação e Sebrae desenvolvem novo projeto nas escolas municipais

Publicado em 3 outubro de 2017

​A ​Secretaria de Educação e ​o ​Sebrae/RJ se reuniram na tarde da última quinta-feira, 28, para acompanhamento das ações vinculadas ao Programa “Cidades Empreendedoras” e estudar a implantação de mais uma iniciativa, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na rede pública municipal.

Inicialmente, o encontro avaliou as ações do projeto “Elos – Empreendedorismos Sustentáveis”, do Sebrae/RJ, que está fortalecendo o empreendedorismo na comunidade escolar e capacitando produtores para que se tornem fornecedores do ​m​unicípio. Uma das suas metas é aumentar a quantidade de itens da agricultura familiar adquiridos pela​ s​ecretaria para merenda escolar, estudando o cardápio das creches e escolas para incluir novos produtos da agroindústria local, mantendo o equilíbrio nutricional.

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos será implantado na rede pública municipal.

A iniciativa reforça as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a lei de incentivo ​a​s micro, pequenas empresas e microempreendedores individuais. Assim, além de oferecer uma alimentação mais saudável aos alunos da rede municipal, o projeto fortalece a cadeia produtiva.

Atualmente, 31% da merenda fornecida nas escolas municipais vem da agricultura familiar. Durante a reunião, a equipe do setor de Nutrição da secretaria demonstrou à consultora Necisia Aguiar, do Sebrae, que o percentual poderia ser maior se não fossem desafios como documentação, certificação e logística de entrega que dificultam as compras. Apesar disso, a equipe vem se esforçando para inserir mais frutas, legumes e verduras produzidos na cidade e região ao cardápio.

A reunião discutiu ainda a implantação do JEPP em Nova Friburgo. O projeto, que já é realizado em quatro municípios da região, fomenta o empreendedorismo na educação para formação de cidadãos mais criativos e inovadores. Os alunos de sete escolas da rede municipal, do 1º ao 5º ano, participar
​ão​ do projeto ainda neste ano. A partir do próximo ano, serão incluídos alunos do 6º ao 9º ano escolar. Uma nova reunião na próxima semana irá confirmar quais serão as unidades beneficiadas.

Segundo a consultora Janimary Pecci, do Sebrae/RJ, o JEPP oferece fundamentação teórica aos alunos que contam com um material didático específico para cada ano do Ensino Fundamental e sugestões de atividades lúdicas que envolvem as crianças e contagia​m​ os pais. Já os professores recebem cursos e oficinas de qualificação para desenvolver o comportamento empreendedor.

Pela Secretaria de Educação participaram da reunião a subsecretária pedagógica, Patrícia Azevedo; o subsecretário administrativo, Igor Pinto; a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Caroline Klein; o coordenador de formação, Romicran Teixeira e o nutricionista Bruno Valverde. Pelo Sebrae, estiveram presentes a gerente regional, Fernanda Gripp e as consultoras Raquel Stumm, Janimary Pecci e Necisia Aguiar.