Projeto de combate às drogas é implementado em escola municipal do bairro Olaria

Publicado em 11 outubro de 2017

A Secretaria de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo visitou nesta terça-feira, 10, a Escola Municipal Messias de Moraes Teixeira, localizada no bairro Olaria, dando continuidade ao projeto de prevenção e combate às drogas, baseado no livro “Tosco em Ação”, que trata do tema.

O projeto consiste da realização de rodas de conversa guiadas pelos assuntos abordados no livro que trata sobre o tema

A ideia central é propor que, individualmente, os alunos façam uma redação, poema, poesia ou desenho sobre o livro para uma exposição que será apresentada na ocasião em que o município celebrará os seus 200 Anos, em maio de 2018.

O projeto consiste da realização de rodas de conversa guiadas pelos assuntos abordados no livro, tais como violência, drogas, bullying, relação com a família, com os amigos e a escola. A ação contou com a parceria do projeto da Guarda Municipal, Ronda Escolar, que tem, basicamente, a mesma proposta.

Entre os objetivos, o desenvolvimento de valores éticos e morais nos jovens estudantes com a expectativa de pensarem suas atitudes com os colegas, família, escola e sociedade em geral; e a prevenção da violência social a partir de experiências significativas no ambiente escolar, favorecendo a cultura de paz.

Além desses, também são sugeridas a reflexão e a interação com o jovem de forma que haja uma identificação com a história; a mobilização da comunidade escolar no combate à violência em suas diferentes formas de manifestação; e dada a oportunidade de vivências reais fazendo com que o leitor consiga aplicá-la à própria vida.

A iniciativa ainda será implementada nas escolas municipais Alcides Francisco Brantes; Dante Magliano; Dermeval Barbosa Moreira; Flores de Nova Friburgo; Juscelino K. de Oliveira; Monsenhor José Antônio Teixeira; Odette Penna Muniz; Padre Rafael; Rei Alberto I; Rui Barbosa; Tiradentes; Cypriano Mendes da Veiga; Vevey La Jolie; Umbelina Breder de Queiroz; e Maximilian Falck.