Prefeito Renato Bravo visita Faol e testa um dos 30 novos ônibus

Publicado em 9 outubro de 2017

Na manhã da sexta-feira, dia 6, o prefeito Renato Bravo esteve na sede da Friburgo Auto Ônibus (Faol), onde estavam perfilados os 30 novos ônibus adquiridos pela empresa, como parte do acordo para o reajuste da tarifa, atualmente de R$ 3,95. O prefeito andou em um dos veículos, conheceu o controle de tráfego por meio de GPS e a sala do Fricard, outro detalhe do acordo.

Renato Bravo, falando à imprensa , comentou alguns detalhes sobre o relacionamento entre a municipalidade e a empresa.

Renato Bravo, falando à imprensa que acompanhou sua visita à Faol, comentou alguns detalhes sobre o relacionamento entre a municipalidade e a empresa. Alguns instantes mais tarde ele participaria da inauguração de uma central de monitoramento por GPS – que também será implantada na Prefeitura – o que passa a permitir o acompanhamento em tempo real da situação dos ônibus, horário, atendimento prestado. Renato Bravo também comentou que a Prefeitura, como responsável pela política pública de transporte, vai querer saber sobre as linhas, o número de ônibus e toda a situação.

O prefeito afirmou que a meta da atual gestão é a renovação de toda a frota, com outros 30 novos ônibus no próximo ano e também em 2019, para que a renovação seja permanente, visando a melhoria de todo o sistema de transporte em Nova Friburgo. As negociações com a empresa nesse sentido já começaram. “Nós estamos muito animados para que isso aconteça, pois a nova direção da Faol tem o entendimento de que o veículo novo exige menos manutenção e conservação e, logicamente, melhora a prestação do serviço à população”.

Os bairros a serem atendidos com os 30 novos ônibus serão os de maior número de moradores. Entretanto, com os novos ônibus em operação, Renato Bravo pensa em implantar um sistema circular central, a fim de diminuir os ônibus no centro da cidade e melhorar o atendimento aos bairros e distritos. Essa questão será definida através de pesquisa de origem e destino que a empresa já está fazendo, com a participação da Prefeitura.

Sobre o Fricard, o prefeito disse que a questão ainda está em estudo e a empresa esta animada com relação a esse detalhe. “Precisamos ter certeza de que o processo vai funcionar plenamente”, ponderou. E completou dizendo que só decide quando está convencido de que as coisas sejam realmente boas para a população. “Eu acredito que o Fricard seja uma boa solução para a população, mas temos que analisar com muito mais critério”.

Sobre o Fricard, o prefeito disse que a questão ainda está em estudo

Para o prefeito, quanto mais pessoas deixarem o carro em casa e usarem os ônibus será melhor. Nova Friburgo hoje, observou Renato Bravo, tem um grande número de veículos nas ruas, mas é preciso melhorar o sistema de transporte coletivo para atrair esses passageiros e assim diminuir o número de veículos de passeio na cidade.

O prefeito comentou com os repórteres que é a favor da manutenção dos cobradores, assunto que ele pretende ainda conversar com a diretoria da Faol. Após a coletiva de imprensa, Renato Bravo, integrantes de sua equipe e da diretoria da Faol deram uma volta pelo pátio da empresa em um dos novos ônibus. Renato e comitiva também visitaram as salas de monitoramento de tráfego por GPS e do Fricard. Os 30 novos ônibus já estão em circulação em Nova Friburgo.