Prefeito Renato Bravo recebe visita do cônsul suíço

Publicado em 31 outubro de 2017

Encontro tem relação com as comemorações pelos 200 anos da cidade

A tarde desta segunda-feira, 30, foi marcada pela visita do Consulado Geral da Suíça em Nova Friburgo. No primeiro momento, os membros do órgão suíço estiveram no gabinete do prefeito Renato Bravo e logo após seguiram para a Casa dos 200 anos, localizado no antigo fórum, onde participaram de uma reunião com a primeira-dama e coordenadora do Programa Nova Friburgo 200 Anos, Cristina Bravo, e alguns secretários. A visita está relacionada ao bicentenário do município.

Ao chefe do Executivo, Renato Bravo, o novo Cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss, juntamente com o Cônsul Geral Adjunto, Christophe Vauthey, entregou um projeto intitulado “Suiçando mais 200”, que prevê uma série de ações a serem realizadas no próximo ano na cidade pelas comemorações dos 200 anos.

“A Suíça tem uma representatividade muito grande na história de Nova Friburgo e a comemoração do bicentenário no próximo ano é muito importante para o nosso país também, por isso mantivemos contato com a prefeitura nos últimos meses e firmamos essa parceria. É um momento histórico e queremos deixar a nossa contribuição”, disse Rudolf Wyss.

Segundo o prefeito, esta visita é de fundamental relevância para a tão esperada comemoração dos 200 anos da cidade. “Aproveito para anunciar que nos dias 21 e 22 do próximo mês, o Consulado Geral da Suíça e mais oito jornalistas suíços estarão em Nova Friburgo para apresentar a programação de atividades comemorativas e de legado dos 200 anos de fundação da cidade, paralelo aos 200 anos de imigração suíça”, destacou Renato Bravo.
_MG_0031

_MG_0041

_MG_0049

_MG_0060
Por sua vez, Cristina Bravo, que está a frente do Programa Nova Friburgo 200 Anos, apresentou o trabalho que vem sendo planejado e desenvolvido nesse segmento, como o plantio de duzentas mil mudas de vegetação nativa da Mata Atlântica; revitalização do eixo histórico da cidade, como a recuperação do prédio da Fundação Dom João VI, por exemplo, a entrega de livros comemorativos com a trajetória e evolução urbana da cidade, para autoridades e para o público infantil das escolas da Rede Municipal de Ensino, entre outros.

“Essas são ações de legado que queremos deixar para a cidade, pensando no futuro dos próximos 200 anos. Estamos muito esperançosos com essa parceria com o governo suíço, que é inovadora e vem coroar o nosso trabalho pelo bicentenário de Nova Friburgo”.