Prefeito de Nova Friburgo recebe visita do cônsul-geral adjunto da Alemanha

Publicado em 11 outubro de 2017

O cônsul-geral adjunto da Alemanha no Brasil, Johannes Bloos, foi recebido pelo prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, nesta quarta-feira, 11 de outubro, na Prefeitura. A visita partiu de um convite feito pelo Comitê 200 Anos, como parte do trabalho de aproximação do município com os representantes dos dez países responsáveis por sua colonização.

O cônsul veio acompanhado de uma assessora. Pela Prefeitura, participaram do encontro a primeira-dama Cristina Bravo, coordenadora geral do Comitê 200 Anos; o coordenador de relações institucionais do comitê, Jânio Carvalho Jr.; o presidente do Centro Cultural Teuto friburguense, Edmilson Schneider; o secretário municipal de Turismo, Wilton Neves, entre outros convidados.

Essa foi a primeira visita do cônsul-geral adjunto da Alemanha ao governo Renato Bravo. Segundo Jânio Carvalho Jr., o comitê tem o objetivo de atrair e formar parcerias com os consulados dos dez países, com o objetivo de criar oportunidades para Nova Friburgo, conseguir apoio e a participação junto às comemorações do bicentenário, bem como ao projeto de legado que se pretende garantir a partir daí.

Durante o início do encontro, o prefeito Renato Bravo contou um pouco da história da participação dos alemães na fundação de Nova Friburgo. Principalmente, sobre a instalação das várias fábricas como a Ypu, da qual o prefeito informou que, sua aquisição deverá transformar-se, futuramente, nas instalações da Prefeitura. A Fábrica Filó foi outro exemplo citado pelo prefeito que, a partir de uma crise fez com que surgisse o polo de moda íntima, atualmente, gerador de 22 mil empregos.

Muito atento, Johannes Bloos quis saber sobre as cidades de onde partiram os primeiros alemães a chegarem em Nova Friburgo. Diante disso, vislumbrou, positivamente, sobre a ideia do Executivo estabelecer a irmandade entre algumas dessas cidades e Nova Friburgo.

A primeira-dama Cristina Bravo apresentou o projeto de comemoração dos 200 Anos ao cônsul adjunto e aproveitou para convidá-lo a participar das comemorações no dia 16 de maio de 2018.