Outubro Rosa: Diretoras de escolas municipais participam de palestra da AMMA

Publicado em 31 outubro de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

Dezenas de diretoras de creches e escolas municipais vestiram roupas cor de rosa para acompanhar palestra da Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo – AMMA. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira, 30, no auditório da Secretaria de Educação. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa para prevenção e combate ao câncer de mama.

A ação foi idealizada pelos setores de Cerimonial e Conselho Escolar, mobilizando toda a equipe que, em sua maioria, é composta por mulheres. Essa adesão resultou na arrecadação de aproximadamente 100 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados pelos funcionários da secretaria e serão destinados à AMMA.

A presidente da AMMA, Maria Helena Moraes dos Santos, iniciou a palestra apresentando como funciona a instituição e quais são os serviços oferecidos. Houve distribuição de laços rosas, folheto instrutivo e apresentação da boneca que acompanha a associação em vários eventos, além de sorteio de brindes.

O encontro serviu para repassar orientações sobre o processo de tratamento e acompanhamento das mulheres com câncer e seus familiares, e também para tirar dúvidas, debater e trocar experiências sobre o tema.

A palestra focou bastante nas ações de prevenção ao câncer, que vão desde a prática de uma alimentação mais saudável, exercícios físicos e o diagnóstico precoce. Para isso, as participantes receberam informações detalhadas sobre a forma correta de realizar o autoexame, que é fundamental para identificar a doença logo no início e obter maiores chances de cura.

Aproveitando a reunião, o Conselho Escolar trouxe palestra de Angela Coimbra, do Programa Justiça Terapêutica, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e antecipou as saudações aos conselheiros pelo Dia do Conselheiro Escolar, celebrado em 14 de novembro.