Dia Nacional da Alemanha é comemorado com solenidade de hasteamento de bandeiras

Publicado em 3 outubro de 2017

A Prefeitura de Nova Friburgo realizou mais uma das tradicionais solenidades de hasteamento de bandeiras comemorativas dos países colonizadores da cidade. Desta vez, o país homenageado foi a Alemanha. O evento foi promovido na Praça Dermeval Barbosa Moreira, junto ao Centro de Turismo, na manhã desta terça-feira, dia 3, data que marca a reunificação da Alemanha em 1990.

A foto oficial de todos os participantes da solenidade do Dia Nacional da Alemanha

A bandeira do Brasil foi hasteada pelo secretário de Turismo, Wilton Neves, representando o prefeito Renato Bravo, e da Alemanha pelo presidente da colônia alemã em Nova Friburgo, Edmilson Schneider, além dos representantes das outras nove colônias da cidade. Alunos da Escola Municipal Acyr Spitz, do distrito de Lumiar, participaram do ato.

Wilton Neves enalteceu o trabalho realizado pelas dez colônias

O Secretário de Turismo, Wilton Neves, enalteceu o trabalho realizado pelas dez colônias

Em maio de 1824 chegaram os primeiros colonizadores, marcando o início da história dos alemães em Nova Friburgo – berço da colonização no Brasil – onde se destacaram na implantação das primeiras indústrias e da eletricidade, além da agricultura.
A solenidade foi iniciada com a execução dos hinos da Alemanha e do Brasil. Em seguida, o presidente do Centro Cultural Teuto-Friburguense – a colônia alemã de Nova Friburgo – Edmilson Schneider, disse ser uma honra hastear a bandeira da Alemanha e apresentou Bárbara Husung, diretora de relações internacionais. Ela falou da reunificação da Alemanha, que representou a reunificação de irmãos, que se mantinham separados há mais de 50 anos, resultado da ação de “homens de duas gerações interessados na paz”.

Wilton Neves e Edmilson Schneider hastearam as bandeiras do Brasil e Alemanha, respectivamente

Já Wilton Neves enalteceu o trabalho realizado pelas dez colônias e disse que Nova Friburgo precisa de união para continuar se desenvolvendo. “É importante que estejamos unidos”, frisou o secretário de Turismo, citando o exemplo dos colonos alemães pelo trabalho desenvolvido desde 1824.

Os alunos da E. M. Acyr Spitz se apresentaram no encerramento da solenidade. Eles fizeram a leitura da colonização alemã como resgate da história em Nova Friburgo e região, com destaque para o distrito de Lumiar, onde existe grande representatividade de suíços e alemães. A cerimônia foi encerrada com a tradicional foto oficial de todos os participantes.