Biblioteca pública de Nova Friburgo participa do programa Conecta Biblioteca

Publicado em 5 outubro de 2017

Foto - Daniel Marcus (12)

Ambiente interno da Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori

Questionário pode ser respondido até o próximo dia 15

A gerente da Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, Marta Soares, está pedindo a colaboração de todos os servidores e quem mais desejar para participar da consulta de opinião sobre a biblioteca pública no Brasil. O intuito, segundo Marta, é ultrapassar a meta de todos os outros municípios participantes, “principalmente por estarmos na caminhada rumo aos 200 anos”, lembra.

A população de Nova Friburgo é convidada a participar de um levantamento nacional sobre o papel da biblioteca pública no desenvolvimento das comunidades. A consulta é uma realização do programa Conecta Biblioteca, da qual a Biblioteca Pública Municipal faz parte. Esse levantamento vai permitir uma análise sobre o perfil e a opinião de usuários e não usuários sobre a programação e a função da biblioteca, apoiando melhorias na gestão e no acervo desses espaços de cultura e informação. O questionário on-line, que pode ser respondido até o próximo dia 15, está disponível no link www.abre.ai/HNq.

A gerente de Sistematização e Avaliação da ONG Recode, Fernanda Pedrosa, observa que com os resultados da consulta será possível entender porque as pessoas frequentam a biblioteca, o que fazem ali e como avaliam os serviços oferecidos. “Por outro lado, damos voz às pessoas que não vão ao espaço e nem mesmo conhecem, para entender o que poderia interessá-las a frequentar o espaço público”, destaca Fernanda. A atração de novos usuários, especialmente jovens, está entre os objetivos do Conecta Biblioteca.

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. A Biblioteca de Nova Friburgo está entre 92 bibliotecas de 24 estados e Distrito Federal participantes do programa, que oferece apoio e formação continuada aos profissionais de bibliotecas. A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Podem participar do levantamento usuários e não usuários acima de 14 anos. Outras informações devem ser obtidas com a gerente Marta, na biblioteca, que fica localizada na Rua Farinha Filho, 50, no centro de Nova Friburgo, ou pelo telefone 2521-1761.