Ação piloto do Meu Bairro + 200 em São Geraldo teve participação de moradores e adesão da iniciativa civil

Publicado em 2 outubro de 2017

Mais de 300 pessoas participaram da Ação Social do Meu bairro + 200 em 1º de outubro

Sol após uma noite de chuva: condição especial para que as 200 mudas que estavam reservadas para primeira ação do projeto Meu bairro + 200, plantadas, germinem bem. Sol, adesão dos moradores e participação da iniciativa civil articulada com o Programa Nova Friburgo 200 anos e as secretarias da Prefeitura fizeram da manhã de domingo, em São Geraldo, o ponto de partida para que todo o projeto, que ainda fica no bairro três meses, ganhe em integração e evolua bem.

Foto - Joao Luccas Oliveira (1) (7)

.

A programação oferecida pelo Programa e por parceiros como a Acianf, o Sebrae e a Estácio de Sá, começou às 9h e foi até o meio-dia na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues e no entorno, que sediará o futuro Eco Parque proposto pelo Meu bairro + 200. A área, que tinha passado por manilhamento, preparação e nivelamento do terreno para o evento, ganhou aparelhos para atividade física, implementados pela Secretaria de Esportes, inaugurando o novo espaço para o bairro, que também recebeu as primeiras peças de um parquinho infantil sustentável, feito pelos próprios moradores com materiais descartados do comércio local, que também adere ao projeto.

Nas salas da escola municipal e nas onze tendas onde se instalaram a Secretaria de Política sobre Drogas, a Defesa Civil, a Estácio de Sá, o Sebrae e a Acianf, o Meu Bairro sustentável e a Organokits foram oferecidas programação como: contação de história (Acianf), palestra (Sebrae), oficina de compostagem (Meu Bairro Sustentável), oficina de dança de rua (Acianf), Zumba (Secretaria de Esportes), oficina de stand up (Acianf) e corte de cabelo (MBS e Acianf), além de atendimentos específicos (Estácio de Sá, Defesa Civil) e outras. As crianças aproveitaram a área de recreação destinada a elas, com pula pula e com o Ônibus da Leitura, da Secretaria da Educação. As livrarias Arabesco e Sabor de Leitura (que acabou de abrir as portas na cidade, na Rua São João, centro), aderiram à iniciativa doando livros. O artista plástico Mario Moreira, integrante do Comitê 200 anos, voluntariou-se oferecendo oficinas de xilografia com isopor para crianças e reconheceu talentos que podem ser desenvolvidos na comunidade.

Clisla Gonçalves, estudante de São Geraldo, 15 anos, acompanhava outros jovens moradores que estavam na fila para o corte de cabelo, sucesso de público da Ação. Ela estava conhecendo a ação na manhã e se interessa sobre possibilidade de cursos continuarem sendo oferecidos no bairro. Clisla gosta da ideia da iniciativa na comunidade, principalmente para crianças, e disse que só as igrejas costumam levar atividades ali. Ela não costuma ir ao centro ou outro bairro para realizar nenhuma das ações que estavam sendo oferecidas no domingo.

Esta é uma das motivações centrais do projeto Meu Bairro + 200: levar oportunidade, capacitação, geração de renda e ações de sustentabilidade aos bairros, descentralizando a oferta que geralmente acontece no centro da cidade e que muitas vezes se torna inviável, seja por questões financeiras ou de mobilidade. “As localidades vão contar com a articulação do Programa 200 anos e projetos para que cresçam sustentáveis, com qualidade de vida e reconheçam e tenham reconhecidas suas vocações”, disse Cristina Bravo, coordenadora do Programa Nova Friburgo 200 anos. Para Cristina, o que é mais importante no projeto é que a população se envolva num abraço ao bairro, cuidando e zelando pelo eco parque, pelas academias ao ar livre e também através da participação nos cursos gratuitos que o Programa oferecerá através de seus parceiros.

Antes

Para realizar o evento, o Comitê 200 anos têm se reunido para cuidar do projeto junto com as lideranças do bairro, ouvir solicitações de moradores e agentes locais, como o desenvolvimento de projetos de esporte e a construção de um Eco Parque. O Programa Nova Friburgo 200 anos pretende construir ações na área de sustentabilidade, cultura, memória, história e educação junto com os moradores e com a iniciativa privada. “Construirmos juntos um legado para a cidade, mais do que celebrarmos uma data comemorativa, é o que estamos desenvolvendo.”, afirma Cristina Bravo, coordenadora do Programa.

Meu Bairro + 200 é um projeto de atuação comunitária, com foco na educação ambiental e nas ações de sustentabilidade e visa a geração de oportunidades, a capacitação profissional, o empreendedorismo social e a formação de agentes multiplicadores nos bairros. Integrantes de várias secretarias do governo e dos núcleos do Comitê Nova Friburgo 200 anos têm participado da agenda no bairro, em reuniões que deram início à implementação das ações que vão somar iniciativas das esferas pública, privada e civil.