Saúde: Trabalhando com respeito e cidadania pela nossa cidade

Publicado em 7 setembro de 2017

A cidade de Nova Friburgo mais uma vez serve de alvo de informações que servem apenas para confundir a nossa população. Não existe nada mais democrático do que todos participarem de forma construtiva sobre o cenário político do município. Porém, quando as informações são passadas, é importante e fundamental que tenham seriedade, fontes seguras e que sigam a intenção de informar para esclarecer e prover melhores ações e recursos para a população.

Mais uma vez, as redes sociais são impregnadas por informações que não retratam a realidade.

Sempre estaremos dispostos e prontos para responder a qualquer dúvida ou crítica, utilizem a assessoria de comunicação para apurar os fatos. Primamos pela ética e respeito por todas as informações publicadas por nossa equipe.
Sobre a nota que tenta evidenciar a falta de medicamentos em Nova Friburgo, temos a dizer:

A secretaria de saúde trabalha respeitando a grade do SUS, respeitando o processo licitatório, mas, acima de tudo, trabalha com o olhar voltado para a população da nossa cidade. A equipe da saúde, independente de ser concursada ou nomeada, é uma equipe integral. Auxiliares, técnicos de enfermagem, anestesistas, instrumentadores, médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais da área administrativa, motoristas, equipe de limpeza, enfim, centenas de pessoas que escolheram cuidar de pessoas.
Então, quando são publicadas notas que servem para confundir a população, essas notas, não estão agredindo unicamente o governo. Eles agridem a todo o funcionalismo público e toda a população.

A real situação do almoxarifado da saúde é que existem sim, seringas, luvas e itens necessários ao abastecimento do hospital Raul Sertã e postos de saúde. Se não existissem, o atendimento estaria paralisado. O que acontece é que na falta de uma luva M por exemplo, é substituída por uma G e assim sucessivamente. O que não podemos é deixar de atender. E isso, a cidade sabe que não está acontecendo. Toda essa equipe envolvida na saúde, está empenhada em acertar. Ninguém vai brincar com algo tão sério. Saúde cuida de pessoas, o maior patrimônio da humanidade.
Os exames, as consultas e demais procedimentos estão sendo coordenados visando prazos muito mais imediatos do que antes.
A cidade está vendo a mudança!

O que não pode acontecer é permitirmos a um pequeno número de pessoas, a continuidade de movimentos que visam o desgaste dos moradores desta cidade, sem uma nota esclarecedora.

Não vamos dar eco aos boatos e calúnias. Nova Friburgo não merece isso!

Procedimentos realizados pela Secretaria de Saúde de Nova Friburgo no 1º quadrimestre deste ano:

MUNICÍPIO – EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO

Dos 791.222 procedimentos ambulatoriais realizados pelo SUS no 1º quadrimestre de 2017, a SMS –NF foi responsável por 533.055 (67,3%)

Este número equivale:

• 4.443 procedimentos por dia
  • 33.316 procedimentos por semana

Quantidade apresentada por de estabelecimento
1º quadrimestre 2017    -

Numero de INTERNAÇÕES

HOSPITAL MATERNIDADE DR MÁRIO DUTRA DE CASTRO

• 508 internações

HOSPITAL SÃO LUCAS

• 227 internações

HOSPITAL MUNICIPAL RAUL SERTÃ

• 1.632 internações

CLINICA DE REPOUSO SANTA LÚCIA LTDA

• 666 internações

Vamos administrar as palavras, o tempo do nosso leitor e principalmente, a cidade, com seriedade. Não há mais tempo para se viver de calúnias, maldades e difamações.

Vamos continuar trabalhando pela ética e respeito a população.