Programa Nova Friburgo + 200 é apresentado em São Geraldo

Publicado em 6 setembro de 2017

O pontapé inicial do programa Nova Friburgo + 200 foi dado na noite da última terça-feira, dia 5, na Igreja Batista de São Geraldo. Voltado a ações que visam as comemorações pelos 200 anos de Nova Friburgo em maio de 2018, o programa foi apresentado pela primeira-dama Cristina Bravo com o subtítulo “Meu Bairro + 200”, contando com a presença de secretários e representantes dos diversos setores da Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf, Sebrae e da comunidade de São Geraldo.

O pastor Alex Ribeiro deu as boas-vindas à Cristina e fez um momento de oração. A primeira-dama agradeceu o acolhimento e a abertura da igreja para as ações do movimento. O encontro serviu também para a apresentação da equipe de trabalho. Justificando o programa piloto em São Geraldo, Cristina disse que se deve à conscientização da comunidade, com a qual quer discutir a descentralização dos serviços das diversas secretarias municipais.

“Construir juntos o legado” é o slogan do programa Nova Friburgo + 200, mostrado por Cristina em um telão. Ela comentou que não podemos esquecer 2011 (referindo-se à catástrofe climática que se abateu sobre a cidade, com vítimas nesse bairro), porém, deseja que seus filhos e neto permaneçam em Nova Friburgo, cidade “que temos que cuidar com amor”.

Meu bairro + 200 – De acordo com Cristina, o programa Nova Friburgo + 200 valoriza as várias vocações da cidade, com forte viés na Educação, sustentabilidade, geração de oportunidades e foco na história do município. “Meu bairro + 200” será dividido por bairros, com piloto em São Geraldo, onde a equipe permanece por três meses. O trabalho terá como ponto de partida as escolas locais, que já desenvolvem um trabalho de sucesso versando sobre conscientização ambiental.
No dia 1º de outubro próximo, um domingo, será realizada uma ação social em São Geraldo. Uma das atividades será o plantio de mudas de árvores, incluído no plano de plantio de 200 mil mudas, especialmente em um terreno situado ao lado da Escola Municipal Nair Rodrigues, que está sendo preparado como área de lazer para a comunidade. O local terá cunho sustentável, com brinquedos feitos com pneus e outros materiais reciclados. A planta desse espaço foi apresentada durante o encontro. Parceiros como a Acianf e o Sebrae oferecerão cursos aos moradores.

“Meu Bairro + 200″ será levado a outros bairros, ainda a serem definidos. Moradores que queiram a sua realização podem se candidatar. Para isso devem procurar a equipe do Nova Friburgo + 200 no prédio da Oficina-Escola de Nova Friburgo, na Praça Getúlio Vargas, 89, antigo fórum, que passa a ser a Casa dos 200 anos. O pré-requisito, segundo Cristina, é o envolvimento da comunidade.
APOIO AO PROGRAMA – O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Flávio Stern, disse que primeiramente ouvirá a comunidade para saber suas necessidades para, a partir daí, colocar à disposição dos moradores cursos e oficinas com foco no empreendedorismo, cultura e outros itens, apoiando o programa da municipalidade. A agenda começa a ser cumprida a partir do dia 1º de outubro.

De acordo com Flávio, podem ser oferecidos aos moradores de São Geraldo cursos nas áreas de venda, marketing digital, artesanato, pintura, colagem, entre outras ações a serem desenvolvidas na sede da associação.