Prefeitura de Nova Friburgo faz melhorias em pontos críticos da estrada de Vargem Alta

Publicado em 13 setembro de 2017

Na manhã desta quarta-feira, dia 13, o secretário de Obras, Marcelo Faria, visitou as obras de melhorias na estrada de Vargem Alta, após o trecho asfaltado, conforme determinou o prefeito Renato Bravo, a fim de facilitar o escoamento da produção agrícola local, principalmente de flores. O trabalho consiste em terraplanagem, colocação de bica corrida e compactação, em um total de nove quilômetros.

Em Vargem Alta, Marcelo Faria se encontrou com o administrador local, Tião Verly. O administrador comentou que a estrada estava muito ruim, abandonada e há muito tempo sem atenção. Havia muita reclamação, pois o escoamento da produção agrícola estava prejudicado. A fim de atender aos anseios de moradores e produtores, o prefeito Renato Bravo determinou o deslocamento de uma equipe para melhorar a estrada. Dez homens trabalham utilizando dois caminhões, caminhão-pipa, caminhonete, retroescavadeira, Patrol e rolo compressor, além de ferramentas manuais.

A satisfação de moradores e produtores pode ser conferida através de três depoimentos. Marcos Ivan Bom, que produz flores e legumes, comentou que a estrada estava muito ruim. “O que esta administração já fez em oito meses, a outra não fez em quatro anos. Prejudicou muito a gente. Era muita lama”. Marquinhos agradece ao prefeito Renato Bravo pela ajuda recebida.

Gustavo Freimann passava com seu microtrator com a carreta carregada de couve-flor. Ele produz também repolho roxo. Lamentou o estado precário em que a estrada se encontrava, com muitos buracos, prejudicando a passagem dos veículos. “Agora, com as melhorias, a passagem fica facilitada, os veículos não apresentam mais defeitos e o escoamento dos produtos é feito com mais rapidez, até seguir de caminhão para o mercado de Irajá, na cidade do Rio de Janeiro”, conta ele.

Marinei Guerreiro é produtor de flores, cujo mercado principal é a Região dos Lagos. Ele também lembra os muitos buracos da estrada, o que prejudicava o transporte da produção. “O caminhão e a Kombi quebravam por causa da estrada ruim e a manutenção mecânica acabava ficando muito cara. Agora, com as obras, facilita bastante o transporte”, disse Marinei, satisfeito.

Já foram recuperados os trechos em frente à Escola Municipal Vargem Alta, incluindo rede de águas pluviais com 35 manilhas, e em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Estão recebendo as melhorias os trechos do campo de futebol até Pedro Elias, que liga Vargem Alta a São José e Pedra do Cais. O próximo trecho a ser beneficiado será o do Sítio Pedra do Cais. Outras 70 manilhas ainda serão colocadas em outros trechos da estrada.