Parceria propicia viagem de jovens friburguenses para programação cultural

Publicado em 11 setembro de 2017

Na última sexta-feira, 8, alunos da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo foram ao Rio de Janeiro e tiveram a oportunidade de conhecer dois importantes pontos da cidade – o Museu do Amanhã e a Bienal do Livro. Oriundos de escolas públicas e projetos sociais, participaram do passeio cerca de 200 jovens e adolescentes.

A iniciativa foi uma parceria entre o Projeto Rede Educativa da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prefeitura de Nova Friburgo – através da Secretaria Municipal de Cultura – e Secretaria Estadual de Cultura.

Aproveitando a ocasião, também foram convidados alunos do pré-vestibular da UFF, da Escola Estadual Jamil El-Jaick e do Colégio São José. A programação cultural teve o objetivo de propiciar aos jovens a visitação a dois simbólicos espaços da cidade, ambos com cunho educativo.

O Museu do Amanhã é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, considerado âncora cultural do projeto de revitalização da Região Portuária. O museu é o símbolo mais eloquente do renascimento de uma área de cinco milhões de metros quadrados, parte da história do Rio.

A Bienal do Livro é o maior evento literário do país. Um grande encontro que visa aproximar o leitor dos seus autores favoritos, com espaços dedicados a debates, bate-papos com personalidades e escritores, e outros.

Para o secretário de Cultura, Marcos Marins, “foi um momento inesquecível para esses jovens, especialmente para aqueles que nunca tinham ido à capital. Conseguimos oferecer a chance de adquirirem conhecimento de forma agradável e lúdica, abrindo espaço para outros saberes”.