Oficina de poesia e palestra nesta quarta e quinta na biblioteca de Nova Friburgo

Publicado em 12 setembro de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

A Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria de Cultura e sua Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, brinda seus frequentadores e convidados nesta quarta-feira, dia 13, quando recebe a escritora, poetisa, oficineira e palestrante Débora Moreno para a oficina “Um pingo vira poesia”. Participam do evento alunos da Escola Municipal Jardel Hottz e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na quarta-feira ainda, o ator e professor Leonardo Genesis faz sua palestra com o tema “O excluído não nasce excluído, torna-se excluído”.

OFICINA – Nesta quarta-feira, a partir das 13h30, a escritora Débora Moreno estará na biblioteca para a oficina “Um pingo vira poesia”, com declamação de poesias e contação de histórias. A poetisa se apresenta vestida com um manto confeccionado com latinhas. Débora Moreno nasceu em Niterói, tem 42 anos e desde cedo foi incentivada à leitura de livros infantis. Escreveu seu primeiro poema aos 7 anos.

PALESTRA – Na quinta-feira, 14, às 18h, “O excluído não nasce excluído, torna-se excluído” é o tema da palestra de Leonardo Genesis, com base no texto “O existencialismo é um humanismo”, de Jean Paul Sartre. Será proposta uma leitura crítica da peça teatral, também do mesmo autor, “A Prostituta Respeitosa”, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a condição do negro e também de minorias na sociedade contemporânea.

Leonardo Genesis é ator e professor, formado em letras pela Universidade Castelo Branco, com pós-graduação em linguística textual (UCB), em literatura (Uerj) e em linguagens artísticas; como ator pela ETET Martins Pena e participa de um grupo de estudos informal de filosofia. Ao ser convidado para substituir o personagem Fred, no espetáculo “A Prostituta Respeitosa”, trouxe para o processo de ensaio seu conhecimento sobre Sartre.

A oficina de Débora Moreno tem classificação etária livre, porém a palestra de Leonardo Genesis tem classificação de 16 anos. Ambos têm entrada franca. A biblioteca fica localizada na Rua Farinha Filho, 50, no centro de Nova Friburgo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2521-1761.