Programa Nova Friburgo 200 anos levou segunda etapa do Meu bairro + 200 para encontro com moradores, lideranças e empresários em São Geraldo

Publicado em 6 setembro de 2017

Projeto vai ficar três meses em cada bairro, São Geraldo é o piloto

O Comitê 200 anos, secretários municipais e entidades parceiras, reuniram-se com agentes e líderes do bairro São Geraldo para apresentar o Programa Nova Friburgo 200 anos, a proposta de desenvolvimento conjunto do Meu Bairro +200 e para ouvir a comunidade. O projeto nasceu do acompanhamento do trabalho de sustentabilidade e economia social já desenvolvido pela empresária friburguense Renata de Rivera, em São Geraldo, por isso, o bairro, que possui coleta seletiva, está sendo o primeiro a receber a visita do Programa. De atuação comunitária, com foco na educação ambiental e nas ações de sustentabilidade, o projeto visa a geração de oportunidades, a capacitação profissional, o empreendedorismo social e a formação de agentes multiplicadores. O encontro aconteceu na Igreja Batista do bairro e contou com a presença de estudantes, profissionais e líderes religiosos.

A primeira-dama Cristina Bravo fez a apresentação do Programa bem como a devolutiva do Plano Diretor, realizado em 2015. Algumas solicitações de moradores e agentes locais de São Geraldo abrangem o desenvolvimento de projetos de esporte, educação, infraestrutura, mobilidade, saneamento e a construção de um espaço de integração. O Secretário Alexandre Sanglard apresentou a proposta do Eco Parque Cultural, pensado pelo Comitê e pelo Meu Bairro + 200, localizado no terreno que a prefeitura possui no bairro, ao lado da escola municipal. O espaço já passou por manilhamento, capina e se prepara para receber o Parque que pretende ser um espaço de lazer e educação para a região, com hortas, oficina de compostagem, pista para caminhada, quadras, centro cultural e de eventos e um longo trecho de mata ciliar recomposto, arborizado. O Programa pretende construir as ações com os moradores e com a iniciativa privada. A Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf) e o Sebrae são os primeiros parceiros do projeto em São Geraldo. A Universidade Estácio de Sá também esteve presente reforçando a parceria. A ideia é costurar ainda muitas iniciativas conjuntas para o bairro.

O Comitê 200 anos e secretários municipais estiveram no bairro no dia 14 de julho conhecendo o espaço e foram a Escola Professora Nair de Araújo Rodrigues, onde acontecerão oficinas de sensibilização e diversas atividades focadas nas ações sustentáveis para o bairro. Já a Igreja Batista sediará os os cursos de capacitação do Sebrae e Acianf, uma reinvidicação dos moradores no entendimento de que as ofertas devem ser descentralizadas e irem aos bairros. A agenda foi marcada para dar início à implementação das ações que vão somar iniciativas das esferas pública, privada e civil. Uma grande Ação Social acontecerá no dia 1 de outubro, um domingo, com todas as secretarias municipais presentes bem como os parceiros. Já na primeira semana de outubro terão início os cursos e oficinas. A coordenadora executiva Cristina Bravo enfatiza que o Programa não vai inventar a roda, mas partindo do território, do reconhecimento do agentes e das ações já desenvolvidas, do associativismo, das parcerias, vai facilitar e dar andamento a ações já existentes e de outras, que já estejam bem formuladas, a poucos passos de serem realizadas.

O Meu Bairro +200 vai implementar as ações durantes três meses no bairro. Para o dia 1º de Outrubro já está marcado a ação social, que será um dia de oferta de oportunidades sociais e trabalho em conjunto com voluntários, empresários, instituições, Comitê e moradores.