Desfile cívico-militar marca o 7 de setembro em Nova Friburgo

Publicado em 11 setembro de 2017

A Avenida Alberto Braune, principal da cidade, ficou cheia nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, para o desfile cívico-militar do Dia da Independência. O cerimonial teve início às 8h30, quando o diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo – instituição que representa a Marinha do Brasil – capitão de fragata médico José Roberto Gomes Macedo recepcionou o prefeito Renato Bravo nas escadarias do Palácio Barão de Nova Friburgo.

Compareceram à solenidade comemorativa além do prefeito Renato Bravo, a primeira-dama Cristina Bravo, secretários, subsecretários e outros integrantes do governo municipal, o presidente da Câmara Alexandre Cruz e demais vereadores, o deputado federal Julio Lopes, imprensa e população em geral, em um dia marcado por um céu azul e muito calor na serra fluminense. Ao som da Real Banda Euterpe Friburguense, que executou o Hino Nacional Brasileiro, foram hasteadas as bandeiras de Nova Friburgo pelo presidente da Câmara, vereador Alexandre Cruz; do Estado do Rio de Janeiro, por José Roberto Gomes Macedo; e do Brasil, por Renato Bravo. A Euterpe ainda executou o Hino de Nova Friburgo. O prefeito e o diretor do Sanatório Naval passaram em revista às tropas formadas em frente à Prefeitura e se dirigiram a pé até o palanque oficial. A primeira parte do desfile foi aberta pela Real Banda Euterpe Friburguense, seguida pelo Sanatório Naval, Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha, Projeto Forças no Esporte, Banda de Gaita de Fole, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e Banda Campesina Friburguense.

Na segunda parte desfilaram representantes da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), os colégios estaduais Canadá e Dr. Galdino do Valle Filho, as escolas municipais Dermeval Barbosa Moreira, Padre Rafael e Odette Penna Muniz, Colégio Nossa Senhora das Mercês, Banda Nova Friburgo do Ponto de Cultura de Olaria, ex-alunos do Colégio Anchieta e da Fundação Getúlio Vargas. Ao fim do evento o prefeito Renato Bravo quebrou o protocolo em dois momentos – no primeiro, desceu do palanque para cumprimentar os ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas que já encerrariam o festejo – e em outro, quando finalmente foi concluído o desfile pelo 7 de setembro no município, com a passagem de membros do Movimento Pró-ciclovia conduzidos pelo campeão brasileiro de Mountain Bike, Tião Coronha. O prefeito fez questão de prestigiar o manifesto e para declarar seu inteiro apoio, bem como reiterar o empenho em desenvolver o projeto em Nova Friburgo, saiu pedalando por um trecho da avenida, momento em que foi calorosamente aplaudido pelos presentes. “É muito bacana poder celebrar esta data em um dia tão bonito como o de hoje na cidade, e fico imensamente feliz em ver a participação do friburguense neste Dia da Independência do Brasil”.