Bicentenário: primeira-dama Cristina Bravo faz apresentação do Projeto 200 Anos para autoridades municipais, empresários, sociedade civil, imprensa e convidados

Publicado em 4 setembro de 2017

Com o slogan “Construir juntos o legado” foi realizado na manhã desta segunda-feira, 4, na sede da Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf), no centro de Nova Friburgo, a apresentação do Projeto 200 Anos – uma iniciativa do governo municipal que pretende fazer do bicentenário de Nova Friburgo uma grande ação de sensibilização e envolvimento com a população.

"É preciso nos unirmos por esse lugar que tanto amamos e promovermos ações nas quais a gente acredita”

“É preciso nos unirmos por esse lugar que tanto amamos e promovermos ações nas quais a gente acredita”

A responsável por conduzir o encontro foi a primeira-dama Cristina Bravo, coordenadora geral do Comitê 200 Anos. A equipe que integra o grupo também esteve presente. Na ocasião, foi exibida a logomarca dos 200 Anos, bem como as ideias já colocadas em andamento ou para serem executadas ao longo dos meses e até maio de 2018, data oficial da celebração.

“É um desafio muito grande poder coordenar os 200 Anos, mas eu quero muito poder fazer alguma coisa pela nossa cidade. Especialmente, coisas que possam motivar, envolver e sensibilizar as pessoas. É preciso nos unirmos por esse lugar que tanto amamos e promovermos ações nas quais a gente acredita”, declarou Cristina Bravo.

O evento foi ainda uma oportunidade para enfatizar que uma das principais propostas do Projeto 200 Anos é a criação de um legado pautado pelo empreendedorismo e o ineditismo. Além desses, todas as vocações de Nova Friburgo deverão ser valorizadas com ações reestruturantes a partir do alinhamento de elos, apoios e parcerias.

O Projeto 200 Anos já colocou em curso uma série de demandas – em diferentes segmentos – que visam a integração, a identidade com as vocações locais, a sustentabilidade, transparência e inovação, com um importante viés na Educação, no fomento às vocações históricas, culturais e turísticas.

Dentre as várias propostas apresentadas estão ações voltadas para o Meio Ambiente; História e Memória; Museus, Exposições e Monumentos; Relações Institucionais e Consulados; Projetos das secretarias e esfera civil. Isso se refere a articulações que incluem a publicação de dois livros – comemorativo aos 200 Anos e outro de contos para a rede municipal de ensino – um museu do trem e galpão gastronômico; desfile temático, eventos e ornamentações da cidade, entre outros.

“Faremos uma grande ação em Nova Friburgo pelo seu bicentenário. Estaremos de mãos dadas pelo sucesso de nossa cidade, ocasião em que toda a população poderá contribuir com ideias e sugestões. Teremos programação para além de maio de 2018 e atuaremos com base em parcerias efetivas, do fortalecimento das comunidades como agentes multiplicadores e projetos que tenham identificação com as vocações do município”, destacou o prefeito Renato Bravo, nitidamente impressionado com a apresentação da primeira-dama.

Na oportunidade, o prefeito e o representante do presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Damasio, assinaram simbolicamente o projeto Cidade Limpa – que visa a repaginação das fachadas e será posteriormente enviado à Câmara para oficialização. Além desse, Renato Bravo anunciou a construção de um pórtico na entrada da cidade, também previsto para as comemorações de maio de 2018, e o projeto Cidade Verde, que contempla o plantio de 200 mil mudas.

Com o slogan “Construir juntos o legado” foi realizado na manhã desta segunda-feira, 4,  a apresentação do Projeto 200 Anos

Com o slogan “Construir juntos o legado” foi realizado na manhã desta segunda-feira, 4, a apresentação do Projeto 200 Anos

Para concluir o evento, Cristina Bravo adiantou que na próxima semana o site do projeto já estará disponível no endereço www.200anos.com, bem como o e-mail para quaisquer sugestões: 200anosnovafriburgo@gmail.com. O Comitê que encabeça o projeto ficará alocado no espaço do antigo Fórum da cidade, localizado na Praça Getúlio Vargas.

Compareceram ao evento além da primeira-dama, sua equipe de trabalho e o prefeito Renato Bravo, outras autoridades municipais, empresários, sociedade civil, representantes de entidades, de concessionárias, imprensa e convidados, e também o deputado estadual Comte Bittencourt, que fez questão de prestigiar o início desse momento simbólico para Nova Friburgo.