Alunos da rede escolar de Nova Friburgo recebem escovação dental e avaliação nutricional

Publicado em 11 setembro de 2017

As secretarias de Saúde e de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo estão unidas no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino, através do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa atendia 23 escolas no início deste ano e um pacto foi feito entre as equipes das duas secretarias para que até 2019 sejam 40 escolas cadastradas em todo o município.

WhatsApp Image 2017-09-11 at 14.57.41

Para se cadastrar ao PSE torna-se necessário que o educandário tenha 50% das crianças pertencentes ao programa Bolsa Família, do governo federal. As ações são desenvolvidas nas escolas às terças e quartas-feiras. São atendidas uma escola e uma creche por semana.
Na semana passada os trabalhos se concentraram no Centro Municipal de Educação Infantil Elvira Almeida da Silveira, no distrito de Campo do Coelho, quando 100 crianças foram atendidas. Esta semana as equipes estarão, dia 12, no Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, em Olaria, e na quinta-feira, dia 14, no Cmei Maria da Penha, uma creche do distrito de Amparo.

Para viabilizar as ações do PSE, as secretarias municipais de Saúde e de Educação firmaram parceria com a Universidade Estácio de Sá – Campus Nova Friburgo –e Escola Técnica de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, da própria Prefeitura. As crianças são orientadas quanto à escovação dental supervisionada e recebem avaliação nutricional, entre outras atividades.