1ª Olimpíada Friburguense de Matemática das Escolas Públicas Municipais: primeira fase foi realizada na terça-feira

Publicado em 13 setembro de 2017

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo realizou nesta terça-feira, 12, em 13 escolas da rede, a primeira fase da Olimpíada Friburguense de Matemática das Escolas Públicas Municipais (OMMEPM). O evento foi dirigido aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e participaram 502 alunos.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa propõe estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promover a difusão da cultura matemática eidentificar jovens talentos.

O resultado com a classificação para a segunda fase – que será discursiva e aplicada no próximo dia 19– sai ainda esta semana. Para passar de fase é necessário que o aluno obtenha 60% de acerto, o que representa 12 questões corretas.

O resultado final será divulgado no dia 28 de outubro, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O prêmio para o primeiro lugar será um curso técnico na Universidade de Franca (Unifran), enquanto segundo e terceiro colocados serão premiados com medalha de participação.

De acordo com o subsecretário da pasta, Bruno Lannes, “foi muito bom ver a organização logo nessa 1ª olimpíada, e o empenho de todas as escolas envolvidas. Além disso, a empolgação dos alunos é uma motivação a mais para todos nós, que estamos trabalhando para mostrar a força de nossas escolas”.