Parceria promove formação de professores do 3º e 4º anos ​ da rede municipal

Publicado em 4 agosto de 2017

A Secretaria de Educação ​ de Nova Friburgo​ , através da coordenação de Ensino Fundamental, e a Associação Vale Luz promoverão a capacitação de professores do 3º e 4º ano da rede municipal de ensino a partir deste mês.

​O projeto “Arte na Escola” pretende ampliar o campo de informação individual e coletivo tendo como meta a educação de qualidade, com produção de artes culturais aliada ao conteúdo convencional, por meio de processo criativo e interativo, vinculando arte e conhecimento.

A capacitação visa produzir cultura que ultrapasse a vida escolar, conduzindo a aprendizagem dos alunos de forma que estes produzam cultura atrelada ao currículo convencional, bem como possibilitar a vivência artística em relação aos conteúdos curriculares da rede municipal de educação.

Os professores que se inscreverem no projeto “Arte na Escola” terão cinco encontros ao longo do semestre, que irão oferecer a vivência teórica e prática, começando no dia 16 de agosto no Cederj.

Na ocasião, serão abordados os seguintes temas: Língua Portuguesa, gêneros textuais (poesia, trovas e lendas de Nova Friburgo, contação de histórias) e culminância.

Como a formação ocorrerá uma vez por mês, os temas trabalhados a cada encontro deverão ser trabalhados em sala de aula entre uma capacitação e outra, pois o objetivo é transformar informação em conhecimento aplicável, tendo como base a pedagogia Waldorf.