Gestores de escolas municipais recebem orientações sobre primeiros socorros

Publicado em 8 agosto de 2017

Diretores de creches e escolas municipais de Nova Friburgo participaram na manhã desta terça-feira​, 8, no auditório do Cêfel, de uma palestra com orientações sobre cuidados imediatos que devem ser prestados a alguém ferido ou doente. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Gestão de Capacitação e Formação Continuada.

A palestra, ministrada por Paul Cull, apresentou novos protocolos de primeiros socorros e os três primeiros passos de ação em uma situação de emergência. Paul é neozelandês ​, membro da Defesa Civil internacional​ e h​á 22 anos faz trabalhos voluntários no Brasil por meio do Projeto CERT Brasil (Equipe Comunitária de Resposta de Emergência)​,​ que atuou em diversas cidades da Região Serrana Fluminense, em 2012, ​em uma parceria com a ONG Care Brasil e Fundação Abrinq.

Para Roberta Teixeira, diretora da Escola Municipal Miguel Bitencourt, “a iniciativa é muito importante pois prepara os profissionais da Educação Municipal para oferecer os primeiros cuidados, principalmente porque trabalhamos com crianças. Isso vai nos dar mais segurança se precisarmos agir ​em um atendimento de emergência”.

A subsecretária pedagógica, Patrícia Rodrigues Azevedo, participou do evento e disse que considera importante que os funcionários da rede tenham esse tipo de conhecimento. “As escolas e creches municipais têm responsabilidade sob aproximadamente 18 mil alunos. Então, precisamos estar preparados​,​ pois esses primeiros socorros podem salvar vidas”.

Ainda segundo Patrícia, a Secretaria de Educação quer realizar minicursos de primeiros socorros para professores e auxiliares da rede pública municipal em breve e capacitar ainda mais estes profissionais.

TRÊS PASSOS DE AÇÃO EM EMERGÊNCIA
1º – Checar a cena e a pessoa que precisa de ajuda.
2º – Chamar ajuda profissional.
3º – Cuidar da pessoa ferida.