Escolas municipais participam de programa de educação ambiental

Publicado em 31 agosto de 2017

Diretores de creches, pré-escolas e escolas da rede municipal de educação participaram na tarde da última terça-feira, 29, de palestra sobre o projeto de educação ambiental que será implantado nas escolas públicas do município pelas secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. O evento aconteceu no Centro Administrativo César Guinle.

A palestra sobre o Programa Educando Verde, ministrada por Dalva Brust, da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou o projeto que vai envolver professores, alunos e comunidade em ações de desenvolvimento urbano sustentável, defesa do meio ambiente e preservação dos recursos naturais.

A expectativa é que, a partir do próximo mês, 124 escolas da rede desenvolvam atividades que fortaleçam a grade escolar, oferecendo aos alunos oficinas, palestras, técnicas de reaproveitamento de materiais, entre outras. “Além de trabalhar com as crianças de forma lúdica e prática, o programa pretende qualificar as escolas, do ponto de vista ambiental, com um sistema de pontuação para obtenção do Selo Verde”, explicou Dalva Brust.

O Selo Verde será concedido às escolas que executarem as práticas dos 5Rs: Repensar hábitos e atitudes; Reduzir a geração de lixo; Reaproveitar materiais; Reciclar e Recusar o consumo de itens de impacto ambiental. As escolas que alcançarem a certificação terão mais chances de receber prêmios, benefícios e melhorias. Já a Secretaria Municipal de Educação se torna apta a captar e obter recursos de projetos ambientais dos setores públicos e privados.

Ao final do encontro, o secretário da pasta, Renato Satyro, aproveitou a oportunidade de estar com as diretoras para atualizá-las sobre o andamento de obras, projetos e licitações, e ainda, para ouvir as demandas das escolas. A subsecretária pedagógica, Patrícia Azevedo, também repassou breves orientações sobre as atividades didáticas, especialmente as que abrangem a educação especial na rede pública municipal.