Em curso no Japão, Defesa Civil de Nova Friburgo aprimora conhecimento em práticas sobre prevenção de desastres

Publicado em 10 agosto de 2017

A Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo participa na cidade de Kobe, no Japão, do curso temático sobre “Políticas Gerais para Prevenção de Desastres”. O convite foi da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Com o objetivo de contribuir e impulsionar o debate sobre protocolos de ações institucionais e interinstitucionais iniciado no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional da Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides) dentro do eixo previsão e alertas antecipados, o curso chega à metade da sua proposta.

Na ocasião, a Defesa Civil Municipal, representada pelo secretário João Paulo Mori, e os demais participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Tanba, onde puderam saber de que forma ocorreu o desastre de escorregamento naquele local, e acompanhar as obras que estão em execução por lá.

A ideia é que Nova Friburgo possa cooperar para o treinamento atuando na redação, revisão e conclusão da secção de protocolos de ações do manual de previsão e alertas antecipados. De acordo com Mori, o curso está sendo de extrema valia para aprimoramento do aprendizado e troca de experiências.

Em matéria publicada no jornal da cidade de Kobe, o secretário aparece demonstrando sua participação, que, basicamente, se refere ao programa de criação conjunta de conhecimento. O curso, todo custeado pelo governo do Japão e ministrado em língua portuguesa, segue até o próximo dia 26 de agosto.