Secretaria de Cultura promove noite memorável em comemoração aos 199 anos de Nova Friburgo

Publicado em 17 maio de 2017

O grupo “Música Antiga da UFF” emocionou o público com sua singularidade

A Prefeitura de Nova Friburgo construiu um calendário diversificado, cheio de atrações para a comemoração dos 199 anos do município, nesta terça-feira, 16 de maio, e a Secretaria de Cultura abriu os festejos na noite de ontem, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, com apresentações memoráveis.

O evento contou com a presença de autoridades municipais – entre elas, o prefeito Renato Bravo – do deputado estadual Comte Bittencourt, e do representante do ministro da Cultura, José Hadad. Convidados, artistas, agentes culturais e servidores da municipalidade também marcaram presença.
O grupo “Música Antiga da UFF” emocionou o público com sua singularidade

Para dar início à celebração, o secretário municipal da pasta, Marcos Marins, comoveu a plateia ao tocar no piano a música River in Flowers de Yiruma. Nova Friburgo é uma cidade musical – conhecida nacional e internacionalmente – e valorizar a cultura local é uma das metas da atual gestão.

Marins aproveitou para declarar toda sua felicidade. “É especial porque conseguimos vincular nossa história a dos artistas da cidade e resgatar o projeto de reconhecimento da cultura local. O evento superou as nossas expectativas e este é o momento de envolvermos todos os setores para culminar nos festejos pelos 200 anos da cidade”.
O evento teve a apresentação da Banda Under Black – um grupo local de jovens integrantes que vem desenvolvendo um belo trabalho e ritmos que variam entre o hip hop, o reggae e a soul music. A banda mostrou composições próprias e versões já conhecidas.
O Coral de Jovens da Oficina Escola de Artes apresentou um grande espetáculo de talento

Dando continuidade, o Coral de Jovens da Oficina Escola de Artes apresentou um grande espetáculo, com alunos que tiveram a oportunidade de mostrar todo o talento que é explorado na escola, através das aulas oferecidas gratuitamente pelo poder público de Nova Friburgo.

O coral, regido pelo professor de canto Joffre Evandro Silva, mostrou duas peças que fazem parte do pré-projeto para os 200 anos da cidade. As músicas cantadas na oportunidade foram em homenagem aos povos da África e Suíça.
 A Banda Under Black apresentou seu trabalho através de ritmos que variaram entre o hip hop, o reggae e a soul music

O Duo Cor Brasil, recentemente formado pelos jovens friburguenses Luanna Conceição (clarineta) e Tiago Vidal (piano) executou três peças do mestre brasileiro Pixinguinha – Um a Zero; a valsa Rosa e Vou Vivendo. O duo se dedica à execução da música brasileira em todos os seus estilos e vertentes.

E o concerto do grupo “Música Antiga da UFF” – que já possui sete CDs gravados e está há 33 anos difundindo os repertórios dos períodos medieval, renascentista e barroco – e era uma das atrações mais esperadas – foi aplaudido de pé. A apresentação emocionou o público com sua singularidade.
E a noite ainda foi contemplada com a divulgação do livro “O Apito do Trem”, de Ordilei Alves, com as exposições “O Trem” – réplica da locomotiva que operava entre Cachoeiras de Macacu e Theodoro, de José Ferreira Cardoso, e “Nova Friburgo, do antigo ao moderno” de Osmar Castro.
O prefeito Renato Bravo prestigiou o evento e considerou a valorização da cultura em todas as suas formas

O prefeito Renato Bravo mencionou a importância da abertura do evento com uma programação de qualidade. “Nossa cidade é um celeiro de artistas e creio que é possível valorizar o setor em todas as suas formas, sobretudo, para contar nossa história através de grandes espetáculos. Para mim é um orgulho comemorar este aniversário numa noite de tanta qualidade artística, enaltecendo o potencial da cidade que tanto amamos”.

A festa pelo aniversário de 199 anos de Nova Friburgo segue no decorrer do dia. O calendário é o pontapé inicial para as comemorações do bicentenário, em 2018. Toda a população está convidada a participar do movimento que exalta esta grande data e, certamente, entrará para a história como um grande marco da evolução do município.