Nova Friburgo sedia encontro para monitoramento do Plano Municipal de Educação

Publicado em 19 maio de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

Nos dias 22 e 23 de maio, Nova Friburgo sediará um encontro de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME). Na segunda, 22, o encontro será no Teatro municipal Laércio Ventura, enquanto na terça-feira, 23, no auditório do Centro Administrativo César Guinle. Participarão profissionais da Educação de Nova Friburgo e de outros 12 municípios vizinhos, e representantes do Ministério da Educação (MEC).

A reunião tem o objetivo de cumprir mais uma etapa do processo de monitoramento e avaliação dos planos municipais. Por isso, na oportunidade, os técnicos do ministério darão prosseguimento à formação presencial das comissões coordenadoras e equipes técnicas de educação dos municípios, com base nas orientações e documentos da DICOPE/SASE/MEC. Além desses presenças, o convite também é dirigido aos conselhos municipais e sociedade civil.

Este será o segundo encontro sobre PME e o objetivo é aprofundar os conteúdos sobre a metodologia de monitoramento e avaliação dos planos de educação em quatro etapas, orientar sobre a necessidade de rever a análise situacional e relacionar todas as inconsistências do planos municipais de Educação.

As quatro etapas serão subdivididas em “Notas Técnicas”, elaboradas pela equipe técnica de cada município; “Relatório Anual de 2016”; atos legais de designações/nomeações das comissões coordenadoras (que são os representantes das instâncias de monitoramento determinadas nos PMEs) e das equipes técnicas da Secretaria de Educação; e, finalmente, “O PME do seu município”.

A participação social e a transparência do processo ficará por conta do convite e participação dos representantes dos Conselhos Municipais de Educação e do Fórum Municipal de Educação. Isto, para haver o compartilhamento das orientações necessárias sobre a metodologia em todas as instâncias de monitoramento e avaliação do PME.

A elaboração dos PMEs é importante pois têm vínculos com as dotações orçamentárias dos planos plurianuais de cada município, com suas diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais municipais.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES
Bom Jardim
Cachoeiras de Macacu
Cantagalo
Carmo
Cordeiro
Duas Barras
Macuco
Nova Friburgo
Santa Maria Madalena
São Sebastião do Alto
Silva Jardim
Sumidouro
Trajano de Morais