Iniciativa inédita: mutirão de laqueaduras será o primeiro nos 70 anos de atuação da Maternidade de Nova Friburgo

Publicado em 19 maio de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)

Este será o primeiro mutirão de laqueaduras realizado pelo Hospital Maternidade de Nova Friburgo desde sua inauguração, em 17 de outubro de 1947, há quase 70 anos

Zerar as filas de pacientes que aguardam por cirurgias é uma das principais metas da Secretaria Municipal de Saúde em Nova Friburgo. Desde o início da gestão Renato Bravo à frente do Executivo municipal os gestores da pasta trabalham para organizar e dar mais transparência a esse processo.

Para isso foram realizados mutirões de cirurgias gerais, vasculares e ortopédicas no Hospital Municipal Raul Sertã. Agora o foco é no Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro, onde será promovido neste sábado, 20, um mutirão de laqueaduras, o primeiro realizado pela unidade desde sua inauguração, em 17 de outubro de 1947, há quase 70 anos.

As cirurgias terão início às 8h e, de acordo com a doutora Marina Sampaio, diretora da unidade, neste primeiro dia de mutirão serão atendidas oito mulheres, algumas que já aguardavam pelo procedimento há mais de três anos. Essas mulheres já faziam parte do planejamento familiar, assim como outras 30 que estão na mesma situação.

Ainda segundo a doutora Marina, as cirurgias de laqueadura a partir de agora serão institucionalizadas na saúde pública de Nova Friburgo, de forma que os procedimentos possam ser agendados e programados com frequência, não apenas no Hospital Maternidade, como também no Raul Sertã.

“O mutirão de laqueaduras visa reduzir a fila de pacientes aguardando pelo procedimento. No ano passado a fila andou muito pouco e o que andou foi graças a boa vontade dos médicos e enfermeiros. Como o processo não era institucionalizado, não havia uma regularidade na marcação desse tipo de cirurgia. Mas a partir de agora isso será mais frequente, zerando as filas e dando mais dignidade e tranquilidade aos pacientes”, afirmou Marina Sampaio, diretora do Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro.

O mutirão de laqueaduras será comandado pelas obstetras Marina Sampaio, que também é diretora da unidade, e Mariana Malta, que também é ginecologista do Hospital Municipal Raul Sertã.