Governo Renato Bravo reabre escola fechada há dois anos em Rio Bonito e comunidade recebe em festa comitiva liderada pelo prefeito

Publicado em 13 maio de 2017

A reforma foi feita através de uma parceria comunitária-pública, na qual a Prefeitura forneceu todo o material necessário e os próprios moradores da comunidade deram a mão de obra

A comunidade de Rio Bonito de Cima, no distrito de Lumiar, recebeu em festa na manhã deste sábado, 13, o prefeito Renato Bravo, equipe da Secretaria Municipal de Educação e outros membros do Executivo municipal para a reabertura da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, fechada há dois anos. A reforma foi feita em pouco menos de um mês e só foi possível graças a uma parceria comunitária-pública, na qual a Prefeitura forneceu todo o material necessário e os próprios moradores da comunidade deram a mão de obra.

A comunidade de Rio Bonito de Cima recebeu em festa o prefeito Renato Bravo e a equipe da Secretaria Municipal de Educação

“Vocês não podem imaginar minha alegria de estar aqui nesse momento. Abrir uma escola é um ato de absoluta justiça, sensibilidade e grandeza. Principalmente quando esse ato é construído numa parceria comunitária-pública. Quero registrar também minha satisfação com essa equipe fantástica da Secretaria Municipal de Educação, porque sem trabalho em equipe não vamos a lugar nenhum. Essa parceria que foi construída aqui será para mim um exemplo durante os quatro anos que tenho de mandato. Um exemplo de parceiros firmes e determinados, que lutaram para reabrir uma escola. Nada mais justo do que isso”, declarou o prefeito Renato Bravo.

“Eu vim aqui há cerca de 25 dias a pedido do prefeito Renato Bravo para participar de uma reunião com a comunidade, que reivindicava a reabertura da escola. Hoje se a escola está linda e pronta para receber os alunos, isso tudo foi graças ao esforço e dedicação da comunidade de Rio Bonito. Colocamos aqui o material e os próprios moradores conduziram essa reforma. Queria agradecer muito a comunidade por essa parceria com a Prefeitura. Desejo a vocês que essa escola forme grandes pessoas”, completou o secretário interino de Educação, Igor Pinto.

A Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth vai atender 35 alunos, sendo 20 de educação infantil e outros 15 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar de pequena, a unidade escolar fazia muita falta para os moradores de Rio Bonito de Cima, que já viram pelo menos três gerações sendo alfabetizadas ali. Marcante para os alunos, a escola também faz parte da vida de muitos funcionários e ex-funcionários, como a dona Dorciléia Wenderosck, que foi merendeira da unidade por três décadas e não conseguiu segurar a emoção na cerimônia de reabertura.

“Vocês não sabem a alegria que estou sentindo hoje. Eu moro aqui na frente. Me doía muito ver essa escola fechada. Mas graças a Deus tivemos força e união e hoje podemos comemorar a reabertura da escola. Quero dividir essa alegria com todos vocês. Trabalhei aqui por 30 anos, foi meu único emprego, tenho um amor muito grande por essa escola e por essas crianças”, disse dona Dorciléia sob aplausos dos moradores.

Alguns dos novos alunos da Escola Municipal Nossa senhora de Nazareth também participaram da solenidade. Quem fez as honras de abrir e apresentar a nova escola a eles foi a diretora Dilamar Eller Cunha, pessoa muito querida pela comunidade de Rio Bonito de Cima.

“É com muita honra que hoje recepcionamos a todos na nossa nova escola e participar desse momento histórico para a comunidade de Rio Bonito. Cumprimento em primeiro lugar nossos pequenos alunos e alunas, pois eles são a razão de tudo que estamos vivendo hoje. Tudo que foi projetado e executado aqui é para vocês. Agradecemos imensamente também a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que esteve junto conosco o tempo todo, nos apoiando em todos os detalhes”, disse Dilamar.
Após a solenidade pela reabertura da escola a festa continuou. Os moradores de Rio Bonito prepararam um grande churrasco e fizeram questão de convidar o prefeito Renato Bravo e toda a equipe da Prefeitura. O chefe do Executivo municipal conversou com moradores, ouviu atentamente demandas e sugestões e se comprometeu a continuar olhando com carinho para a comunidade local.

Além do prefeito Renato Bravo e do secretário interino de Educação, Igor Pinto, também participaram da cerimônia a subsecretária pedagógica de Educação, Patrícia Azevedo, a subcoordenadora de Educação Infantil, Laudilene Pinheiro, o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, o secretário de Esportes, Waldemir Veloso, o subprefeito de Campo do Coelho, Manoel Martins (Manuel do Pote), a subsecretária de Recursos Humanos, Ana Paula Navega, a subsecretária de Serviços Públicos, Patrícia Marques, o chefe da ouvidoria, Girlan Guilland, o assessor do prefeito, Ítalo Carino, além de alguns vereadores.