Artesãos cadastrados em Nova Friburgo receberão carteirinha de identificação na próxima semana

Publicado em 19 maio de 2017

Na última quarta-feira, dia 17, uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo esteve em Nova Friburgo para a segunda e última etapa de cadastramento de profissionais para o Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A atividade contou com a presença do prefeito Renato Bravo e da subsecretária estadual de Turismo, Nea Mariozz, a quem o prefeito deu total apoio, indicando a Secretaria Municipal de Turismo para os contatos com os artesãos friburguenses. Como consequência dos dois cadastramentos realizados na cidade, na próxima quinta-feira, dia 25, a equipe do Turismo estadual retorna para a entrega das carteiras dos artesãos profissionais friburguenses, no horário das 15h às 17h, no Nova Friburgo Country Clube.

O prefeito Renato Bravo disse que o cadastro – realizado em duas etapas – funciona como uma seleção para que se saiba como o artesão faz suas peças, matéria-prima e produtos que usa, entre outras informações. Esse trabalho está a cargo da Secretaria de Estado de Turismo. O prefeito julga primordial aproveitar o potencial do artesão local e assim criar uma identidade do artesanato friburguense. “A pessoa que pegar um produto de artesanato vai poder dizer ‘este é um artesanato de Nova Friburgo’, uma marca registrada, que é o que nós queremos”.

Bravo comentou que esse programa faz com que o artesão seja valorizado e é mais um produto que Nova Friburgo coloca no mercado, podendo ser incluído nas comemorações pelos 200 anos da cidade. O prefeito também se referiu à Casa do Artesão de Nova Friburgo, como prevê o programa estadual, porém de competência dos governos municipais. Para ele é importante haver um local onde os artesãos possam expor e vender seus produtos. Lembrou o espaço do artesanato existente no Cônego, construído à época do prefeito Paulo Azevedo, com apoio do então ministro da Indústria e Comércio, Francisco Dornelles, atual vice-governador do Estado do Rio, numa parceria dos governos federal e municipal de então. O prefeito julga aquele espaço como muito bom e bonito e poderá vir a ser a Casa do Artesão, como também poderá ser em outro lugar, assunto que ainda será avaliado.
Nea Mariozz situou que, com a carteira que os artesãos friburguenses vão receber no próximo dia 25, poderão participar de feiras nacionais em todo o Brasil. É fornecida pela Secretaria de Estado de Turismo, assinada por ela. No entrosamento com o prefeito Renato Bravo, ficou definida a Secretaria Municipal de Turismo para o atendimento aos artesãos em Nova Friburgo, através do secretário Wilton Neves.
Desde 22 de outubro de 2015 uma lei torna o artesão como profissão e ele faz jus à sua carteira. Nea e sua equipe estarão novamente na cidade para a entrega dessas carteiras de forma solene no Nova Friburgo Country Clube. “Este é um segmento importante da sociedade, que estava muito esquecido e que hoje é parte da economia do país. Nós temos 50 bilhões de reais por ano em vendas de artesanato. Nós estamos querendo dar corpo para esse segmento, fazer com que o artesão seja um empreendedor”.

Para a subsecretária, como Nova Friburgo é uma cidade turística o artesanato tem importância fundamental. “Nós temos belíssimos artesanatos no Estado do Rio de Janeiro, muito bonitos. O problema é que está todo mundo centralizado em suas casas”. Por isso Nea apresenta o Programa do Artesanato aos prefeitos para que seja feita a Casa do Artesão, onde todos podem se unir. As feiras têm seu valor, mas não são apropriadas quando chove ou faz frio, prejudicando o artesão. E é importante para o turista ter um ponto onde possa comprar uma peça de artesanato para levar como lembrança da cidade que visita. A subsecretária garante que todos os artesãos são bem-vindos ao programa que tem total apoio do prefeito Renato Bravo.

Que não se cadastrou nas duas etapas em Nova Friburgo e manifesta interesse em participar do Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro deve procurar a Secretaria Municipal de Turismo, na Avenida Alberto Braune, 224 (em frente a Prefeitura). Mais informações pelo telefone 2522-8051.