Vacinação contra febre amarela será feita na segunda, quarta e quinta-feira da semana que vem, em Nova Friburgo

Publicado em 13 abril de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde já definiu a estratégia de vacinação contra a febre amarela a partir da próxima segunda-feira, 17, em Nova Friburgo. Por orientação do Ministério da Saúde, a imunização se manterá como ação de rotina e não mais como ação de bloqueio. Desta forma, a vacina estará disponível apenas três dias da próxima semana.

Na segunda-feira, 17, a imunização contra a febre amarela será feita no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria, na quarta-feira na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro e, na quinta-feira, no posto de saúde de São Geraldo. Todos os postos atenderão a população das 9h às 16h.

O Ministério da Saúde recomendou esta semana através de nota técnica a dose única da vacina contra a febre amarela em todo o país. A dose de reforço passa a não ser mais recomendada, por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias para cerca de 99% das pessoas que receberam uma dose única da vacina.

A Coordenação de Imunização de Nova Friburgo está adotando estratégias para otimizar o uso da vacina, evitando perdas técnicas e possibilitando a vacinação de um número maior de pessoas com o quantitativo já distribuído, de acordo com a média estipulada pelo Estado. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há necessidade de correria aos postos de saúde.