Secretaria de Defesa Civil dá andamento à criação de mais uma Nupdec

Publicado em 20 abril de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)
O encontro de formação do Nupdec foi realizado no distrito de Amparo

O encontro de formação do Nupdec foi realizado no distrito de Amparo

O Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) realizou na última quarta-feira, 19, o quarto encontro do curso de formação do núcleo, desta vez no distrito de Amparo, juntamente com o Grupo de Resgate Padrão Águias.

Desde o dia 29 de março, data de início do primeiro encontro, já foram abordados variados temas. Neste último, os destaques foram noções básicas de defesa civil e primeiros socorros, além de psicologia pós-desastre.

O Nupdec consiste de pequenos núcleos de proteção que funcionam especialmente em situações de tragédias ou catástrofes, até que o resgate consiga chegar ao local atingido.

O evento reuniu equipe da Defesa Civil e moradores da localidade

O evento reuniu equipe da Defesa Civil e moradores da localidade

Em encontros anteriores e também nos próximos, planejados para acontecerem até o dia 21 de maio, estão incluídos na programação temas como noções básicas de meteorologia, geologia e cartografia, aplicação da prevenção e técnicas de vistoria, funcionamento das sirenes e pontos de apoio, educação ambiental.

O trabalho conta ainda com palestras de interesse para a construção dos núcleos e com a Ong Cert, que aborda o tema resgate, em se tratando de possíveis ocorrências naturais.

Outras duas Nupdec’s já foram criadas no município – nos bairros de Duas Pedras e Córrego Dantas, e já há previsão para a criação de mais duas além da de Amparo – São Geraldo e, ainda em estudo, Ponte da Saudade ou Mury.