Huguenin anuncia boas novas para a Vila Sorriso e ressalta ações da Assistência Social

Publicado em 20 abril de 2017

“O desafio é tão grande quanto a minha motivação: o desenvolvimento social avançará muito em Nova Friburgo”, garantiu o secretário

Secretário de Assistência Social, Christiano Huguenin, fala das metas atingidas pela sua gestão em pouco mais de 30 dias de atuação

No último dia 18, na Câmara Municipal, o secretário Assistência Social, Christiano Huguenin, falou de diversas ações de sua pasta, destacando, entre outros pontos, as ações desenvolvidas pela Vila Sorriso – equipamento público que atende crianças e jovens em vulnerabilidade social. A ocasião foi oportuna para esclarecer diversas questões. Acerca do número de servidores, por exemplo, o secretário informou que somam 29; existindo hoje 18 internos na casa – sendo dez crianças e oito adolescentes –, que as ações educativas foram retomadas, o plantão médico pediátrico foi reativado, além de muitas outras metas atingidas ao longo de pouco mais de 30 dias à frente da secretaria.

Huguenin deixou claro que há um trabalho em curso que prioriza o atendimento da unidade, com responsabilidade e comprometimento de toda a equipe. Além disso, existe um decreto municipal (nº 203/2013) que regulamenta todas as ações do Centro de Abrigamento Institucional Vila Sorriso. Existe ainda um regimento interno, o estatuto da criança e do adolescente, as orientações técnicas para o serviço de acolhimento, a lei orgânica da assistência social e a constituição federal, que servem como guia para o trabalho. O acolhimento para a Vila Sorriso se dá mediante encaminhamento do juiz da Infância e Juventude no município, assim como o desligamento da criança do equipamento, que pode ser feito através de reintegração familiar ou por emancipação, tudo isso nos termos da lei.

Em se tratando da reestruturação da Vila Sorriso, Huguenin ressaltou a iniciativa de retomar as atividades recreativas, culturais e esportivas, que já demonstra o empenho em levar para o equipamento ações que engrandeçam o projeto – que atende crianças e jovens de 0 a 17 anos e 11 meses – com o objetivo de promover o desenvolvimento social. Algumas das ações reativadas incluem educação física, capoeira, artesanato, jiu-jítsu e futebol na escolinha do Stucky. O secretário afirmou que em breve ofertará também aos jovens aulas de informática. E salientou que o espaço carece de melhorias em termos de infraestrutura, mas que, a médio prazo, as pequenas benfeitorias deverão ser concretizadas.

“O desafio é tão grande quanto a minha motivação e da minha equipe. Sabemos que a missão é árdua, mas já está sendo muito gratificante. Prezo muito pela transparência e acredito sinceramente que o desenvolvimento social avançará muito em Nova Friburgo”, declarou Christiano Huguenin.

O secretário ainda apontou outros pontos relevantes de sua gestão: o estreitamento com o Ministério Público e o Poder Judiciário, a reestruturação do Centro de Convivência, a retomada do serviço de abordagem junto à população em situação de rua, o trabalho de fortalecimento de vínculos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a liberação de subvenções e a retomada do convênio com o Estado para manutenção do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade.