Alunos da Educação de Jovens e Adultos recebem kit escolar

Publicado em 20 abril de 2017
 
(http://twitter NULL.com/share)
Alunos da EJA comemoram junto à coordenação do projeto a entrega dos kits

Alunos da EJA comemoram junto à coordenação do projeto a entrega dos kits

Nesta quinta-feira, 20, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – servidores braçais vinculados à Secretaria de Serviços Públicos – receberam um especial kit escolar, contendo caderno, lápis, tesoura, cola, hidrocor, estojo.

A Educação de Jovens e Adultos é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

O sistema assegura gratuitamente aos alunos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do aluno, seus interesses e condições de vida e trabalho.

O poder público viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

A grande ideia do projeto é, portanto, promover o desenvolvimento intelectual dos jovens, adultos e também idosos excluídos do processo educativo regular.

Equipes da Secretaria de Educação e Serviços Públicos prestigiam os alunos

Equipes da Secretaria de Educação e Serviços Públicos prestigiam os alunos

Segundo José Noronha do Santos, 62 anos e aluno da EJA, “o projeto foi muito importante na minha vida. Consegui até participar de concurso público, e o melhor, entre dois mil candidatos atingi a 30ª colocação. Uma grande alegria para mim”.

Em Nova Friburgo, a prioridade da política pedagógica da Educação de Jovens e Adultos é desenvolver a consciência crítica dos alunos, aumentando o acesso destes às informações de relevância para a construção do conhecimento.

Mariléia Vizoni, coordenadora da EJA, destacou a relevância da proposta e apontou: “Poder proporcionar a essas pessoas a oportunidade de conquistarem sua cidadania, de terem um novo olhar para o mundo, tudo isso nos dá a certeza de que esse é um projeto de sucesso”.